Uma das melhores épocas do ano para compras ocorre no último final de semana de novembro. A Black Friday, marcada para o dia 29, disponibiliza descontos atrativos para os consumidores e costuma concentrar um grande volume de vendas on-line em um único dia.
Para evitar transtornos, é importante que os consumidores estejam atentos a alguns cuidados. Além das tradicionais boas práticas necessárias para compras em ambiente virtual, outro ponto a ser observado é a capacidade de endividamento familiar, orienta o economista e professor da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Eduardo Tillmann.
“É importante que a família faça uma lista de desejos dos itens que realmente são necessários para evitar a tentação de comprar supérfluos”, aconselha. O professor também reforça que os tradicionais impostos que chegam ao final do ano, como IPTU, IPVA e, em seguida, aumento das mensalidades escolares, precisam entrar na conta.
Outra prática importante é realizar uma pesquisa de preço, para confirmar se realmente o produto a ser adquirido encontra-se com o seu melhor desconto. Sites que registram o histórico e a evolução dos preços são uma boa alternativa, indica o economista.
Orientações na hora da compra
O professor de Cibersegurança da UniSenac, Wagner Loch, reforça que dar preferência a sites famosos ou conhecidos pode evitar possíveis problemas. “É importante pesquisar para ver a reputação do site através de outros consumidores”, diz. Conforme o docente, os itens abaixo são de fundamental conferência:
- Observar se o navegador possui um ícone de cadeado. Isso significa que o site possui um certificado de criptografia e que está válido;
- Não é comum haver redirecionamento para outro site na hora do pagamento. Caso haja, pode ser um sinal de adulteração ou site falso;
- Após a compra, é importante verificar os e-mails recebidos, pois é prática de sites seguros atualização das etapas de evolução do pedido;
- Dar preferência para pagamento com cartão de crédito. Caso haja algum problema ou desacordo é possível acionar o banco para cancelar o pagamento;
- O cartão de crédito utilizado em compras online deve ser um cartão virtual gerado pelo aplicativo do banco. Em alguns casos, o banco gera um cartão virtual que irá expirar depois de um certo tempo, isso protege ainda mais as compras online.
Busque o Procon em caso de problemas
O Procon é um dos espaços que ajudam o consumidor a buscar soluções junto aos fornecedores. De acordo com o coordenador executivo Procon Pelotas, Luciano Haertel, todos os anos são comuns problemas como produtos não entregues, defeitos, ofertas não cumpridas, cobranças indevidas ou dificuldades em trocas e devoluções.
Haertel destaca que em situações de fraudes como compras realizadas em sites inexistentes, em que os produtos nunca são entregues, fogem da competência do Procon, pois envolvem crimes de estelionato. “Por isso, reforçamos a importância de pesquisar cuidadosamente sobre a reputação do vendedor antes de efetuar qualquer compra, especialmente neste período de promoções”, orienta.
Entre as principais situações que podem ser resolvidas pelo órgão, estão:
- Produtos não entregues, entregues com defeitos ou que não chegue dentro do prazo previsto;
- Ofertas não cumpridas ou cobranças indevidas;
- Dificuldades com trocas ou devoluções.
Para registrar uma reclamação, o consumidor deve reunir os seguintes documentos: nota fiscal, comprovantes de pagamento, registros de comunicação com o fornecedor (e-mails, mensagens ou protocolos de atendimento), documento de identificação e comprovante de residência. Caso o consumidor identifique anúncios enganosos ou práticas comerciais abusivas, é possível registrar denúncia através do e-mail [email protected].
O Procon Pelotas possui atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia, na Praça Rio Branco, 7 (antigo prédio da Estação Férrea). Para informações e dúvidas o consumidor pode entrar em contato pelo telefone (53) 3305-3505 e WhatsApp (53) 9113-9182