Com início adiado e novo formato, Gauchão 2025 tem grupos definidos
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Sexta-Feira22 de Novembro de 2024

Faltam dois meses

Com início adiado e novo formato, Gauchão 2025 tem grupos definidos

Brasil está ao lado de Juventude, Monsoon e São Luiz. Pelotas aparece com Inter, Caxias e Ypiranga

Por

Atualizado sexta-feira,
22 de Novembro de 2024 às 19:30

Com início adiado e novo formato, Gauchão 2025 tem grupos definidos
Chaves foram sorteadas em congresso técnico nesta sexta-feira (Foto: Adilson Stankiewicz - Ypiranga)

Em congresso técnico realizado nesta sexta-feira (22) na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), foram definidos os três grupos do Gauchão 2025. Estão confirmadas a já esperada mudança do formato de disputa e a redução do número de datas da competição.

Na primeira fase, o Brasil estará na chave C ao lado de Juventude, Monsoon e São Luiz. Já o Pelotas aparece na chave B com Internacional, Caxias e Ypiranga. O outro grupo conta com Grêmio, São José, Guarany de Bagé e Avenida.

O início da competição foi adiado para 22 de janeiro, uma quarta-feira, 11 dias depois da data projetada quando a CBF divulgou o calendário de 2025 para o futebol brasileiro. O encerramento será em 15 de março, antes da Data Fifa. A tabela do Gauchão será publicada na próxima semana.

Regulamento

A primeira fase terá oito rodadas, com as equipes enfrentando apenas os times que não estão na mesma chave, em turno único. Os líderes de cada grupo e o melhor segundo colocado avançam às semifinais, que serão decididas em ida e volta, assim como a final.

Os confrontos das semifinais colocarão frente a frente o melhor primeiro colocado e o melhor segundo. O segundo e o terceiro melhores primeiros se enfrentam para disputar a outra vaga na decisão da taça. Quem realizar a melhor campanha ao longo da primeira fase decide os mata-matas como mandante.

Mini torneios

Após a primeira fase, haverá dois mini torneios paralelos à disputa do título.

Vaga na Copa do Brasil

A Taça Farroupilha terá as presenças do quinto ao oitavo colocados da primeira fase, ou seja, das equipes de melhor aproveitamento não classificadas às semifinais. Em mata-mata, uma delas garantirá a quinta vaga do Estado na Copa do Brasil 2026, já que as outras quatro vagas ficarão com os semifinalistas.

Na Taça Farroupilha, os clubes de melhor campanha prévia farão as partidas de volta em casa. Os embates da “semifinal” do mini torneio serão 5º x 8º e 6º x 7º.

Se haverá uma vaga extra na Copa do Brasil, cairá de três para dois o número de vagas na Série D do Brasileirão 2026. Assim, o ganhador da Copinha da FGF em 2025 não irá mais à Copa do Brasil seguinte, e sim à Série D.

Quadrangular contra o rebaixamento

Também acontecerá uma competição paralela para definir os dois rebaixados. Participarão os quatro times de pior aproveitamento na primeira fase. A diferença é que eles se enfrentarão em um quadrangular em turno e returno, totalizando seis partidas. Os dois piores deste quadrangular disputarão a Divisão de Acesso em 2026.

Naming rights

Em 2025, o campeonato será chamado de Gauchão Superbet, em alusão à casa de apostas que fechou parceria com a FGF.

Gauchão 2025

Grupo A
Grêmio, São José, Guarany de Bagé e Avenida

Grupo B
Internacional, Caxias, Pelotas e Ypiranga

Grupo C
Juventude, Brasil, Monsoon e São Luiz

Acompanhe
nossas
redes sociais