Arborização é um dos caminhos
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Sexta-Feira22 de Novembro de 2024

Editorial

Arborização é um dos caminhos

Arborização é um dos caminhos
Pelotas recebe o Fórum Gaúcho de Arborização. (Foto: Jô Folha)

Vem em boa hora para Pelotas o 15º Fórum Gaúcho de Arborização. Trazer à cidade um tema tão caro em ano de crise climática é fundamental para que se crie soluções para um problema bastante visível no município, que mostra o desafio de mudar esse cenário. É uma lógica simples, em que todo mundo se encanta ao ver cidades e ruas plenamente arborizadas, mas em que momento o cidadão e o poder público param para fazer o seu papel a fundo para mudar essa realidade?

O tema fala em despertar das cidades e o timing é acertado. Afinal, após o que vivemos no ano passado, com o ciclone e temporais, e neste, com a enchente, joga luz à temática da arborização como um caminho que traz qualidade de vida e segurança ambiental à área urbana. Todos ainda lembram o horror que foi as quedas de árvores em julho do ano passado, deixando áreas do município quase um mês sem luz, vias trancadas e causando uma morte. Tudo isso passa pela falta de manutenção e de plantação de espécies apropriadas.

Neste ano, a enchente que atingiu o Estado e chegou à Zona Sul também trouxe o debate sobre áreas de esponja e o impacto da natureza na prevenção dos desastres climáticos. Ou seja, Pelotas tem muito a evoluir. Não é questão de levantar bandeira contra o asfalto ou o concreto, mas é preciso pensar em uma cidade que alie o desenvolvimento estrutural com defesa e segurança ambiental.

Fora isso, para fins de qualidade de vida, é absolutamente mais prazeroso viver em uma cidade bonita e arborizada. Impacta nas temperaturas e no lazer. Um exemplo é passar pela rua Barão de Butuí ou Princesa Isabel e notar a beleza que são os trechos com árvores dos dois lados. Seria maravilhoso replicar isso em mais pontos da cidade, em parques urbanos e em praças. Ainda há muitos vazios que poderiam receber áreas verdes e se tornar ponto de convivência e recreação.

Neste período de transição de governo, a torcida é para que a próxima gestão tenha um olhar apurado para o tema. Mas não basta confiar o assunto apenas às políticas públicas. Todo cidadão e empresa podem fazer seu papel por uma cidade mais verde. Esse é um dos caminhos para vivermos em um lugar melhor.

Acompanhe
nossas
redes sociais