Começou nesta terça-feira (19) a segunda edição do Congresso Presença Negra, no Teatro do Sicredi. Organizado pela Câmara de Vereadores, o evento acontece até esta quarta-feira (20), feriado do Dia da Consciência Negra. Com o tema “Legado e futuro”, o objetivo é construir uma luta para construir uma sociedade mais igualitária sem esquecer os ensinamentos da ancestralidade.
Um dos idealizadores do congresso é o vereador César Brisolara, o Cesinha (PSB), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Na abertura do evento, Cesinha destacou a importância desses espaços serem ocupados para a reflexão sobre o papel dos negros. “Aqui em Pelotas, a contribuição negra não é um detalhe da história, ela é a própria história”, disse.
“Não podemos permitir que o racismo siga apagando ou deturpando nossa história, o racismo afinal nunca foi uma opinião, é uma doença, e como toda doença, corrói. Quando não cega, mata”, disse Cesinha em seu discurso. “A democracia se dá realmente, na sua plenitude, em condições com oportunidades, e a gente reconhecendo as desigualdades. Isso é democracia aos pretos e pretas dessa cidade”.
A cerimônia de abertura contou ainda com apresentação do Mestre Griô Dilermando Freitas, que fez ecoar no teatro o som do tambor de sopapo, instrumento de percussão típico dos negros escravizados de Pelotas, “redescoberto” na década de 1990 por artistas como Giba Giba.
A programação do primeiro dia contou também com painéis e palestras sobre temas como o papel das religiões de matriz africana na formação da identidade brasileira e encerrou com a participação do rapper Zudizilla. Nesta quarta, a programação continua a partir das 9h e incluirá uma sessão solene da Câmara para a entrega da Medalha Mestre Batista.
Programação desta quarta-feira
9h: OAB RS: Os desafios jurídicos no combate às manifestações de ódio e intolerância
11h: Painel: Viviane Lemos, Dejanir Silva e Paula Cardoso
11h30min: Apresentação: Roda de capoeira Filhos da Roda
13h: Sessão solene
15h: Painel: Leh Moraes, Emerson Nunes, Guido CNR e Paulo Pedrozo
16h: Painel: Pedro Henrique, Dominique Tranças e Thaiane Madruga
17h: Painel: Michel Promove, Daniela Brizolara e Marco Júnior
18h: Palestra: Bruno Negrão
19h: Painel: Carlos Machado, Daniel Amaro e Alexandre Mattos
20h: Palestra: Renato Dornelles
21h: Performance Dança dos Orixás – Cia de Dança Afro Daniel Amaro
Homenageados
Bancada PSB: Luis Carlos Matozzo
Bancada PSDB: Tiago Simões Vieira
Bancada PSD: Rosália Nunes Couto
Bancada PP: Roger dos Anjos
Bancada União Brasil: Fernando Ramires
Bancada Cidadania: José Batista
Bancada PSOL: Eloá Rodrigues Brizolara
Bancada PV: Fábio dos Santos Gonçalves
Bancada PT: Daniel Amaro