O sucesso da Maratona Internacional do Sesc neste final de semana, mobilizando milhares de atletas de Pelotas e de fora daqui, mostra a importância de ações que incentivam a prática esportiva em espaços públicos e o estímulo a eventos que trazem valores ao município. Felizmente, vivemos uma onda positiva de percepção da necessidade do esporte para qualificar a saúde e como impulsionador social.
Um outro recado extremamente positivo é dado pela transição do futuro governo liderado por Fernando Marroni (PT). Ao tirar o Desporto do escopo da Educação, dá protagonismo ao esporte praticado no município. Naturalmente, ficava escondido ao lado de uma das secretarias mais importantes.
Agora, é cobrar uma nomeação que faça jus à importância que o governo dá ao tema e esperar ações governamentais estruturadas, tanto para o esporte profissional quanto para a prática amadora. Hoje, por exemplo, Pelotas não tem uma pista pública de atletismo. Além disso, as ciclofaixas são aquém do aceitável.
Pelotas é referência em diversas práticas. No padel e no remo, por exemplo, temos potenciais estrelas mundiais. As ruas, nestes dias quentes, são tomadas por corredores, ciclistas ou pessoas fazendo caminhadas. No profissional ou no amador, o incentivo através do patrocínio e das políticas públicas, bem como a qualificação de espaços, são e serão impulsionadores de um novo momento.
Ver a cidade mobilizada por um evento como a corrida deste domingo (17) mostra que estamos no caminho certo. Entramos no roteiro dos atletas e a qualidade com que tudo se deu deixa um recado para mobilização ainda maior no próximo ano.
Uma comunidade que pratica esportes só tem frutos positivos a colher a curto e longo prazo. Saúde física, mental, coletividade e qualificação social de jovens que encontram no esporte os caminhos para seu desenvolvimento pessoal são os resultados disso tudo. Esporte é vida!