Neste domingo (17), foi realizado o Desfile dos Campeões da 50ª Expofeira – Exposição Agropastoril, Industrial, Comercial e Cultural do Rio Grande. O evento reuniu autoridades, patrocinadores, expositores e os animais que foram destaques e premiados ao longo dos quatro dias. O Parque de Exposições Filinto Eládio da Silveira viveu momentos marcantes nas provas campeiras, atividades culturais, comércio e gastronomia.
O presidente do Sindicato Rural, Leandro Freitas, destacou a presença dos produtores dentro do Parque de Exposições. Recordou o trabalho do Sindicato ao longo do ano com diversos cursos gratuitos e com o apoio técnico para 250 produtores rurais do município. O gerente do Banrisul, Mauro Vinícius Silva, destacou ser papel do banco público patrocinar, incentivar e fazer parcerias em prol do desenvolvimento.
O diretor-vice-presidente da Farsul, Fernando Rechsteiner, afirmou que “enxergo que as Expofeiras têm um papel extremamente importante no setor agropecuário gaúcho e nacional. As nossas Expofeiras são, sim, feiras de negócios, mas muito mais que isso, são feiras de conhecimento. São feiras que trazem o cidadão urbano para dentro dos nossos parques para que eles enxerguem um pouco daquilo que fazemos 365 dias por ano dentro das nossas propriedades”.
Ele também destacou a importância do setor agropecuário brasileiro para o mundo. “O nosso país se transformou no maior exportador líquido de alimentos do planeta. E isso se deve, sim, ao trabalho dos nossos produtores rurais. A realidade é que nós, hoje, produtores rurais brasileiros, produzimos alimentos e fibras para mais de 800 milhões de pessoas mundo afora”.
Bovinos Leiteiros
O último dia da 50ª Expofeira foi marcado pela cerimônia de premiação dos vencedores do julgamento de gado leiteiro das raças Holandesa e Jersey. A entrega dos prêmios ocorreu no Galpão Gilberto Pinho, após o julgamento dos animais ocorrido no dia anterior, na pista de julgamento auxiliar. A competição reuniu produtores da cidade do Rio Grande, que concorreram em quatro categorias.
Os vencedores da competição foram os produtores locais, com destaque para a Cabanha dos Jerseys, que levou os títulos de Melhor Fêmea Jovem e Melhor Fêmea Adulta nas duas raças. Na categoria Melhor Fêmea Jovem Holandesa, a Grande Campeã foi da Cabanha dos Jerseys, e a Reservada de Grande Campeã ficou com a Cabanha Canuto.
Já na categoria Melhor Fêmea Adulta Holandesa, a Grande Campeã foi a Cabanha Canuto, enquanto a Reservada de Grande Campeã foi o Sítio Teixeira.
Em seu discurso, a presidente da Associação dos Criadores de Bovinos Leiteiros (ACBL) Rio Grande, Liane Mirapalheta, fez questão de ressaltar a superação dos produtores diante dos desafios enfrentados durante o período de cheias.
“Queríamos agradecer a todos os produtores que estão aqui, que sofreram de alguma maneira e estão aqui na Expofeira enchendo esse galpão. Isso me faz muito feliz, ver esse galpão cheio, e o esforço de todos para fazer a feira acontecer”, afirmou Liane.