O vereador e líder do governo Marcos Ferreira, o Marcola (UB), sugeriu que os vereadores se unam para destinar os recursos das emendas impositivas para diminuir as filas na saúde de Pelotas. Atualmente, são 61 mil pessoas aguardando por consultas e outras 65 mil na espera por exames.
De acordo com a lei orgânica de Pelotas, metade das emendas indicadas por vereadores devem ser obrigatoriamente destinadas à saúde. No total, os vereadores poderão indicar a aplicação de R$ 12 milhões do orçamento de 2025. “Quero trabalhar para pelo menos darmos condições para o pessoal da oncologia ter suas consultas e exames”, disse Marcola.
O vereador apontou que destinar os valores especificamente para consultas e exames irá atender diretamente a população. “Às vezes acabamos mandando recursos para um hospital comprar um aparelho, que é importante e é usado, mas esse recurso acaba sendo pago duas vezes, porque botamos o recurso público e compramos o aparelho, depois pagamos o exame e a cirurgia que aquele aparelho que nós demos está fazendo”, apontou.