A segunda edição da Maratona de Pelotas, organizada pelo Sesc em parceria com a prefeitura, registra um aumento de quase 40% no número de inscritos em comparação ao evento do ano passado. A quantidade de atletas saltou de aproximadamente 2,2 mil em 2023 para cerca de três mil em 2024.
Várias das principais vias da cidade estarão fechadas desde antes das 6h deste domingo (17), quando começam as provas. Entre os 42 quilômetros da maratona e os 21 quilômetros da meia maratona serão mil corredores. Nas distâncias de cinco e dez quilômetros haverá 1.750 atletas, além dos 250 inscritos para a caminhada.
Mais de dez estados do Brasil devem ter representantes no evento. Competidores de alto índice técnico marcarão presença. Adiada de outubro para novembro em função das consequências da enchente de maio, a data também foi planejada para cair em um feriadão e movimentar o chamado “turismo esportivo”.
“Sucesso total”
A avaliação do diretor do Sesc Pelotas, Luís Fernando Parada, é positiva. Segundo ele, seria possível ampliar o limite de inscritos para além dos três mil, mas a organização preferiu garantir a capacidade de atender todas as demandas estruturais de um evento desse porte. Necessidades como água, medalhas e camisetas pesaram para a decisão.
“Na minha análise, é um sucesso total. […] A gente está entrando em um cenário importante das maratonas. Isso é significativo para a cidade como um todo. Para nossa economia, para o comércio, serviços, hotéis, restaurantes, toda uma rede”, afirma Parada, lembrando ainda que a partir de hoje devem começar a chegar atletas de outras cidades e estados.
Parada diz ainda se tratar de uma atração muito recente e que, por isso, a quantidade de participantes é significativa. “Iniciar um evento com esse número de atletas, no interior de um estado, é de nos encher de orgulho. Nós como pelotenses, amantes da cidade, ficamos orgulhosos. Três mil atletas inscritos não é para qualquer evento de corrida de rua”.
Preparação
Participar da mais longa prova do evento é um desafio que exige planejamento e cuidado. Não à toa crescem tanto em Pelotas os interessados em investir em assessorias especializadas em corrida de rua. Uma delas, a Paleo Runners, terá cerca de 70 atletas nas várias distâncias, majoritariamente nos 21 quilômetros da meia maratona.
“Maratona o ideal é fazer duas por ano, três por ano exagerando. Uma por semestre. Porque o ciclo de treinamento para uma maratona é bem denso, pesado, desgastante. A gente deve respeitar alguns princípios. Existe um estudo lá da década de 80, que depois foi avançando, que trata dos princípios do treinamento esportivo”, diz o coordenador Érico Ança.
Ele explica que entre os princípios citados estão os de carga, sobrecarga, adaptação, regularidade, supercompensação e saúde. A cada realização de uma das chamadas “provas-alvo”, encerra-se o ciclo.
“Duas ou três semanas antes, o volume começa a diminuir. Ritmo de prova e intensidades passam a ser trabalhados. É uma estratégia para otimizar o treino do atleta de olho na performance dele na prova. […] A gente chama esses dias que antecedem a prova, vulgarmente, de polimento”, explica.
Após participar da Maratona de Porto Alegre, em setembro, Érico ficará apenas no apoio aos alunos neste domingo em Pelotas.
Alguns princípios do ciclo de treinamento para uma maratona
• Duração: de 20 a 24 semanas
• Importância de experiência prévia: não se recomenda começar a correr em janeiro pensando em fazer uma maratona em novembro do mesmo ano, por exemplo
• Ganho gradual de “bagagem”: o indicado é correr várias meias maratonas antes de uma maratona
• Necessidade de adaptar a estrutura músculo-esquelética a distâncias maiores sem machucá-la
Retirada de kits
Esta quinta-feira é o primeiro dia para retirada dos kits na loja Hercílio (Andrade Neves 1724) para a corrida. Isso pode ser feito das 14h às 18h30min. Sexta-feira o horário muda: das 10h às 17h. Sábado das 8h30min às 18h, também na Hercílio. Domingo, dia da prova, a retirada dos kits é no local de largada, o Mercado Público, entre 5h e 9h. As inscrições terminaram no dia 8.