Comércio abrirá nos feriados de novembro

Expectativa de boa movimentação

Comércio abrirá nos feriados de novembro

Maioria das lojas do Centro de Pelotas funcionarão das 10h às 18h nos dias 15 e 20

Por

Atualizado quarta-feira,
13 de Novembro de 2024 às 10:26

Comércio abrirá nos feriados de novembro
Black friday e comércio de Natal geram expectativas positivas nos lojistas. (Foto: Jô Folha)

Quem visitar o Centro de Pelotas no feriado da próxima sexta-feira, Dia da Proclamação da República, encontrará boa parte do comércio com as portas abertas. O mesmo deve ocorrer no dia 20, primeiro feriado nacional em referência ao Dia da Consciência Negra. Com a proximidade da black friday e do fim do ano, a expectativa é de uma movimentação intensa de consumidores que durante a semana não tem disponibilidade de tempo para ir às compras.

A decisão de abrir o comércio é individual de cada lojista, porém a perspectiva é de que no mínimo 70% das grandes lojas de departamento abrem nos feriados. Além disso, de acordo com o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Pelotas (Sindilojas), Renzo Antonioli, os consumidores devem encontrar variados segmentos de comércios em funcionamento, do vestuário, a perfumaria e as lojas de brinquedos. “Acredito que tenhamos uma boa movimentação nos dois dias, compatível com a movimentação de dia de semana”.

Para Antonioli, boa parte das pessoas já estão habituadas a resguardar o feriado para poder ir às compras com mais calma, principalmente com a proximidade do Natal. “No feriado elas conseguem pesquisar mais, ir em um maior número de estabelecimentos comerciais e fazer uma compra mais tranquila”. Conforme o presidente do Sindilojas, os funcionários que trabalham nos dias 15 e 20 recebem o pagamento de um bônus e um dia de folga. “Tem funcionários que fazem questão de trabalhar no feriado por esses dois motivos”.

Movimento de dezembro estendido  

No último feriado, dia 2 de novembro, uma das maiores lojas de ferragem e utilidades de Pelotas não abriu. No entanto, diante da grande movimentação observada no Centro naquele dia, nos próximos dois feriados o empreendimento estará pronto para receber o público. “Vimos que tem um fluxo bom e por isso nos organizamos para abrir no dia 15 e 20”, diz o gerente Lucas Reis.

O gerente relata que com a força da black friday a movimentação de fim de ano que antes era mais intensa em dezembro agora inicia já no começo de novembro. “Ela tem dado um retorno bem positivo. Agora é como se dezembro ficasse um pouco maior, então esses dois feriados tendem a dar um movimento bem bacana”.

A expectativa é motivada também pelos itens de decoração de Natal, que é um dos carros chefes de venda da loja nesta época. “Cada vez o pessoal tem procurado mais cedo os itens de Natal. O pessoal quer árvores mais robustas, mais enfeites, então tem um apelo diferente”.

Assim como Antonioli, o gerente aponta que o consumidor de domingo e feriado é diferente dos outros dias. Desse modo, a previsão de tempo bom e o feriado do dia 15 caindo na sexta-feira, cria-se o cenário ideal para atrair esse tipo de movimentação. “No dia a dia tu atendes o pessoal que está na correria. No final de semana e feriado as pessoas vêm com mate”.

Apesar de cada comércio definir seu horário de funcionamento, o presidente do Sindilojas aponta que a maioria das lojas deverá estar aberta das 10h às 18h nos feriados.

Acompanhe
nossas
redes sociais