A esperança que vem da Bacia de Pelotas
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira14 de Novembro de 2024

Opinião

Douglas Dutra

Douglas Dutra

Jornalista

Repórter e colunista de política do A Hora do Sul

A esperança que vem da Bacia de Pelotas

Por

As notícias a respeito da Bacia de Pelotas são positivas e reacendem o otimismo quanto ao potencial da produção de petróleo no Brasil. Apesar do nome, a Bacia de Pelotas abrange a costa brasileira de metade de Santa Catarina até o extremo sul do Rio Grande do Sul.

Caso a exploração de petróleo na bacia seja bem sucedida, o país viverá um novo boom na produção de combustíveis, o que trará benefícios econômicos enormes, em especial para o Rio Grande do Sul, seja pela infraestrutura que deverá ser instalada no Estado, seja pela geração de riquezas, através dos investimentos ou da distribuição de royalties.

Num momento em que o mundo se volta para a transição energética para fontes renováveis, vemos às nossas portas a perspectiva de gerar riqueza através dos combustíveis fósseis, o “vilão” do clima. É uma oportunidade que não pode ser desperdiçada, é claro, mas que deve ser aproveitada também para garantir que estejamos prontos para enfrentar as mudanças climáticas.

Já é o momento de as lideranças gaúchas se adiantarem e liderarem a discussão sobre a Bacia de Pelotas e as implicações que ela terá para o Estado e para o país. Inicialmente, precisamos garantir que as operações de exploração da bacia tenham suas bases em terra aqui, em Rio Grande ou em Pelotas. Só isso já traria um grande benefício para o desenvolvimento da região.

Também será necessário discutir o que será feito com a riqueza gerada pela bacia. Uma alternativa que não pode sair de vista é justamente a reconstrução do Rio Grande do Sul e a preparação do estado para o enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas.

À medida que a Bacia de Pelotas deixa de ser uma especulação e começa a se tornar uma realidade, o Rio Grande do Sul precisa estar atento para assumir o protagonismo e garantir que o estado seja beneficiado de maneira eficiente e voltada para o futuro.

Acompanhe
nossas
redes sociais