Com a mínima de 4ºC e sensação térmica de 1ºC, a madrugada desta segunda-feira (8) em Pelotas mudou o cenário da cidade, principalmente na Zona Rural, que teve os campos cobertos pela geada ao amanhecer.
No 5º Distrito, na ponte Cordeiro de Farias, moradores relataram que a temperatura marcava 1ºC. No Capão do Leão, conforme o Centro de Pesquisa e Previsão Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (CPPMet/UFPel), marcou 3ºC.
A tendência é de aumento da massa de ar polar, o que fará cair a temperatura na terça e na quarta-feira.
Segundo o meteorologista Henrique Repinaldo, do CPPMet, o Rio Grande do Sul vive um clima dentro da normalidade do inverno. “Ocorre que tem uma massa de ar polar muito forte atuando sobre o Estado, o que deixa o tempo seco e frio para nossa regional”, explicou.
Repinaldo destaca que o cenário é muito bom para a região, pois afasta chuvas fortes que assolaram o Estado em maio. “Caso chovesse hoje, nós teríamos a chamada chuva invernal ou congelada”, relatou. Como há previsão de aumento de nebulosidade para os próximos dois dias, é possível que este fenômeno ocorra na região.
Previsão
A segunda-feira será de sol com poucas nuvens no céu e máximas de 11ºC, e deve registrar à noite, temperaturas mínimas, com sensação negativa.