Final de semana para curtir a programação da 50ª Feira do Livro de Pelotas
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira14 de Novembro de 2024

Evento

Final de semana para curtir a programação da 50ª Feira do Livro de Pelotas

Além dos livros, público adulto pode participar das conversas com os autores e, o infantil, das ações na Alameda das Crianças

Por

Final de semana para curtir a programação da 50ª Feira do Livro de Pelotas
Equipe da BPP está responsável pelas atividades da Alameda das Crianças (Jô Folha)

A 50ª Feira do Livro de Pelotas chega ao seu segundo final de semana com uma programação intensa tanto no sábado (9) quanto no domingo (10). Entre os autores em destaque no projeto Conserva com Escritores, que ocorre na Tenda Cultural, o Sesc leva à praça Coronel Pedro Osório, a roteirista e criadora de conteúdo Denise Godinho e o escritor e músico Arthur de Faria.

A paulista Denise Godinho conversa com o público às 19h deste sábado. A roteirista é autora do livro e do projeto Capitu vem para jantar, nos quais ela se inspira nas receitas escondidas nas obras para colocá-las em prática no seu blog. O bate-papo com Denise, sob o tema A relação entre comida e literatura será mediado pela jornalista Paula Blaas.  

No domingo, às 18h, Arthur de Faria, escritor da trilogia Elis: uma biografia musical, Porto Alegre: uma biografia musical e Lupicínio: uma biografia musical, participa de uma aula show sobre sua mais recente obra, a biografia do cantor e compositor Lupicínio Rodrigues (1914-1974). A atriz porto-alegrense Áurea Baptista é a convidada deste evento.

Histórias e memórias

Para as crianças, além dos livros, as ações da Alameda das Crianças são também uma grande atração. Neste setor acontecem diariamente diferentes atividades com o objetivo de aproximar as crianças a literatura, mediadas pela equipe da Bibliotheca Pública Pelotense. 

A teatróloga Evelin Suchard, que atua como contadora de histórias na Sala Infanto Juvenil da BPP, está todos os dias na Feira contando histórias, às 15h30min no estande preparado só para os pequenos. Mas a equipe está na praça Coronel Pedro Osório das 13h às 21h, onde oferece às crianças atividades como desenhos, jogos e brincadeiras. “Estamos trazendo um pouco dessas atividades que a gente faz para a Feira”, diz Evelin. 

Às 14h, o público infantil pode participar, por exemplo, da Escavação Arqueológica, uma ação capitaneada pela museóloga Janaina Vergas Rangel, do Museu Histórico da entidade. “Esse ano estamos com uma atividade especial para a Feira do Livro, trazendo a questão dos prédios históricos, a preservação”, fala.

O objetivo é estimular também as escolas a trabalharem com o tema da preservação, desde os primeiros anos. “Porque eles são o nosso futuro, se a gente não educar as crianças para a preservação vamos cada vez mais perder o nosso patrimônio histórico”, diz Janaina.

Mas não são só os bens edificados que merecem preservação. A museóloga conversa com as crianças sobre outros bens materiais. “Queremos que as crianças criem essa consciência para a preservação dos livros também, conscientizá-los que devem apreciar os museus e a cultura”, comenta.

Livros ensinam

A bibliotecária Anelise da Silva Rosa explica que a elaboração de atividades para formação de público leitor na Bibliotheca é constante. “Todo o projeto é executado pela Evelin, existe uma seleção de material, que a gente faz lá no começo do ano e usamos todo o tipo de recurso disponível: teatro, recurso pedagógico e educação patrimonial e os livros para ensinar”, diz. 

O trabalho começa no início do ano com a escolha da temática. Evelin atende em torno de seis mil crianças por ano, no prédio da Bibliotheca e no Bibliocantos, uma iniciativa da instituição, que vai para as escolas, com um ônibus doado pela Expresso Embaixador. “Estamos inclusive com um projeto de tour pelo em torno da praça, que estamos levando para a Feira do Livro”, fala Anelise.

Nesta Feira do Livro a equipe começou as atividades no dia 31, dia do Saci e Halloween, caracterizada com essa temática. Agora é a primavera que inspira a caracterização. Ao longo das duas semanas do evento literário a equipe vai atender mais de 80 crianças por dia.

Programação

Sábado (9)

14 às 21h – Atividades diversas com a equipe Bibliotheca Pública Pelotense, na Alameda das Crianças

Tenda Cultural

11h/12h –  Chamada Geral da Rádio Gaúcha TENDACULTURAL 

14h – Hora do Conto, Grupo Malv 

15h – Pampeanos, Dança Tradicionalista 

16h – Nandarekó Chamamé, música tradicionalista 

17h – Maicon González, pop e música latina 

19h – Conversa com Escritores Sesc com Denise Godinho,  mediação e gravação do podcast Bla Bla Blaas de Paula Blaas, com participação do professor Bryan Chaplin

Domingo (10)

14h/21h – Equipe Bibliotheca Pelotense com atividades recreativas 

14h – Apresentação Teatral Studio Atores de Pelotas, com o espetáculo As bruxinhas que eram más

15h –  Escola Santa Mônica, Sinfonia de Anjos 

16h –  CTG Thomaz Luiz Osório Invernada Mini Mirim 

18h – Conserva com Escritores Sesc, com Arthur de Farias e Áurea Baptista

20h – Regional Vila Theresa

Autógrafos

Sábado

18h – Lisiani Rotta, O Casarão; Nivia Quadros de Avila, A confusão no galinheiro; Aléxia Porto, O que os pássaros me contaram; Clayton Cardoso, Lindóia, um trágico romance; Lauro Miranda Demenech, O que nos torna humanos; Mara Bainy, Código de sangue e honra;

Domingo

18h- Adriana Bandeira; Cadernos de Dulcinéia; Olga Maria Lima Pereira, Colo de mãe; Radamés e o segredo da ponte Adhara & Sankofa: atravessia de um amor valente; Cássio Andrade Machado,VeraIone Molina, Lúcia Nogueira Leiria, Luciana Coronel, Adriana Bandeira, Suzana Vernieri, Athos Miraglia, Malu Baumgarten, Fabrício Bastos, Reginada Costa da Silveira, Andréia Schefer, Cátia Simon, Liana Timm e Cecília Këmële,  Enchente: uma coletânea em prosa e verso

Acompanhe
nossas
redes sociais