Para aprimorar a fiscalização do trânsito e garantir mais segurança na mobilidade urbana, agora a Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) conta com a sala de monitoramento em tempo real. Com isso, agentes de trânsito acompanham 64 câmeras espalhadas em toda a cidade nos principais cruzamentos e vias mais movimentadas. O monitoramento integrado com as equipes que atuam na rua permite respostas rápidas nos casos de ocorrências.
Avenidas como a Fernando Osório, Domingos de Almeida, Ildefonso Simões Lopes, Bento Gonçalves e outras várias vias de grande tráfego estão sendo acompanhadas em telas durante 24 horas. Além de intervirem em acidentes, os agentes conseguem visualizar o tráfego e gerenciar ações para reduzir congestionamentos, por exemplo.
As câmeras da prefeitura já estavam instaladas nas ruas e somente foram espelhadas para a Secretaria de Transporte e Trânsito. “Os equipamentos são utilizados para a segurança pública da cidade e depois que amadureceu a ideia para se fazer para o trânsito também”, explica o agente Nilton Melo.
Conforme Melo, há câmeras em pontos estratégicos em quase todos os bairros. “Na Rafael Dias Mazza foi uma das que a gente mais usou por causa das obras na rua [Ferreira Viana]”, diz sobre a fiscalização do fluxo de tráfego.
Além disso, em pontos em que há casos frequentes de perturbação do sossego a STT tem parceria com o monitoramento privado de residências para a fiscalização dos locais.
“É um auxílio para os agentes, seja para fiscalização de ocorrência ou para cuidar do trânsito”, diz o secretário Flávio Al Alam. Somente os computadores do sistema foram adquiridos pela pasta com um investimento de cerca de R$ 70 mil.
Em visita à Secretaria de Transporte e Trânsito, a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) enfatizou a diferença que o sistema confere para a gestão do trânsito. “Com a sala de monitoramento, temos um controle total do trânsito de Pelotas. As câmeras instaladas em pontos estratégicos nos permitem observar acidentes, identificar congestionamentos e monitorar nosso transporte público”.
Neste ano, Pelotas alcançou a marca de 240 mil veículos emplacados, número que para o secretário Flávio Al Alam demonstra a importância da fiscalização mais efetiva das vias da cidade. “Esse é o processo daqui para frente, usar a tecnologia a favor da segurança”.