Entre quarta (6) e quinta-feira (7), a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e o Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Penitenciários (Gitep) realizam o seminário de Estudos Empíricos em Direito (SEED 2024). O destaque é para o lançamento de livros de professores e acadêmicos e a conferência com o professor Luiz Eduardo Soares, quinta, às 19h30min.
O palestrante é referência nacional em segurança pública e direitos humanos. O tema da conferência é Tecnopolíticas de Controle e Sistema de Justiça Criminal. Ele abordará uma análise crítica dos desafios contemporâneos e das transformações tecnológicas que impactam o sistema de justiça.
Nos três dias estão previstos minicursos sobre Relações de Poder, Tecnologia e a Violência na Segurança Pública, com Felipe da Veiga (Atitus) e Felipe Lazzari da Silveira (UCPel). Feminismos Criminológicos, com Fernanda Martins (UFRGS) e Carmen Campos (UCPel) e mesa redonda sobre Neoliberalismo e Necropolítica: Implicações no Sistema de Justiça Penal, com Ricardo Jacobsen Gloeckner (PUC/RS) e Renata Guadagnin (Unifacvest/SC), com mediação de Felipe Lazzari da Silveira (UCPel).
A programação conta ainda com debate sobre Tecnopolíticas da Violência e Algoritmos, com Augusto Jobim do Amaral (PUC) e Jesús Sabariego (Universidad de Sevilla), com mediação de Pablo Ornelas Rosa (UVV/ES). O seminário termina com exibição e debate do documentário “Palavra Presa”, com Ilaine Melo e João Marcos Buch, mediado por Christiane Russomano, às 19h.