Número de inscritos no Enem 2024 cresce 73,38%

Ensino superior

Número de inscritos no Enem 2024 cresce 73,38%

Em Pelotas, quantidade passou de cerca de dez mil candidatos para 17,7 mil. Provas ocorrem nos dias 3 e 10 de novembro

Por

Atualizado sábado,
26 de Outubro de 2024 às 14:39

Número de inscritos no Enem 2024 cresce 73,38%
Mais de 35 mil estudantes farão a prova na região (Foto: Jô Folha)

Na reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal porta de entrada para as universidades do país, a expectativa é grande. O número de participantes teve uma crescente significativa de 73,38% na Zona Sul do Estado, o que corresponde a quase 36 mil concorrentes. Em Pelotas, a alta é de 76,89%.

Com aumento da concorrência, a exigência entre os alunos é maior, assim como a preocupação e a ansiedade. Por isso, na reta final – as provas ocorrem dias 3 e 10 de novembro – a dica dos professores de cursos preparatórios é trabalhar o emocional.

Para o coordenador do Teorema, Roberto Vieira, a participação maior no Enem pode estar atrelada ao distanciamento da pandemia. Para ele, o isolamento social afastou os estudantes da escola e os dois anos de aulas presenciais fizeram com que os alunos retornassem para as escolas e consequentemente, a busca pelo ensino superior. “Não podemos também descartar os programas de incentivo à permanência dos estudantes nas escolas públicas, programas estes que incentivam a inscrição no exame para consolidar o acesso ao auxílio financeiro”, lembra.

As provas d0 Enem ocorrem dias 3 e 10 de novembro (Foto: Jô Folha)

Durante a preparação, Vieira explica que, além das competências e habilidades previstas, os estudantes são preparados para situações de prova, com simulados e atividades que contemplem a organização quanto ao tempo e aspectos socioemocionais.

“Na maioria, os alunos chegam bastante apreensivos em saber como lidar com a prova, e esse é o ponto chave da preparação. Os conteúdos são essenciais, mas aspectos de organização pessoal e questões emocionais são cruciais para o sucesso no exame”.

Qual o tema?

O tema da redação costuma tirar o sono dos candidatos. Os professores explicam que preparam os estudantes para escrever de acordo com os padrões do edital do exame. “É um exame inteligente, que contempla três grandes eixos temáticos: social, cultural e político. Certamente, quando há foco nos parâmetros previstos, não há necessidade de se focar em um tema específico. Entretanto, é sempre bom estar ligado a questões sociais da atualidade. Um bom redator é sempre atualizado”, observa.

A preocupação de quem vai buscar uma vaga na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), por exemplo, além da redação é nas mudanças do ensino médio, quando o cronograma das disciplinas básicas teve redução, e ainda são exigidas no exame. Na aula de história do professor Mário Marcelo Neto, 32, a revisão é para temas que transitam sobre a atualidade e o passado e a relação entre ambos. O que prova que é preciso saber o passado para entender a realidade do mundo globalizado.

Dica

O professor Mário Neto conta que o período é de trabalhar a mente, pois o que tinha de conteúdo já foi visto e a turma está bem preparada. “Na revisão vemos alguns tópicos como pontuação. O mais importante no Enem é o candidato entender a prova. Qual a dinâmica, o que a prova pergunta e planejar, que o sucesso será garantido”, diz.

Na base

Diante dessas preocupações, a supervisora pedagógica do Colégio Gonzaga, Adriana Rosinha Araldi, explica que o novo modelo de ensino médio não chega a reduzir as disciplinas básicas, mas abre espaço para que elas sejam ampliadas juntamente com as trilhas.

“O primeiro ponto é estabelecer um planejamento consistente ao longo de todo o ensino médio de acordo com as bases curriculares exigidas no Enem. Ou seja, o aluno vivencia um processo de ensino aprendizagem, construindo habilidades e competências nas diferentes áreas do conhecimento”, explica.

Acompanhe
nossas
redes sociais