A manhã desta sexta-feira (25) foi marcada por um encontro que teve como foco tratar sobre a importância dos pets no processo de estabilidade emocional e mental das pessoas. O Pet Day aconteceu no saguão da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), promovendo a integração entre alunos, colaboradores da instituição, comunidade e seus bichinhos de estimação. Além disso, o evento contou com a adoção de pets, dicas de como cuidar dos animais, roda de chimarrão e bate-papo sobre saúde mental.
Criado pela pró-reitora da universidade, Magda Westermann, o encontro tem o objetivo de destacar os benefícios que os animais podem trazer ao serem integrados ao ambiente de trabalho casualmente. “Redução de stress, melhoria da comunicação, integração entre as pessoas e também o incentivo à adoção dos animais”, diz Magda.
Parcerias
A parceria firmada com a Central Pet, a ONG Amigo Pet e o Ponto Chimas, transformou o encontro em um dia mais que especial tanto para os bichinhos como para seus tutores. Apaixonada por cachorros, Rosane da Silveira, 48 anos, proprietária da Central Pet, resgata os animais das ruas e lhes proporciona um lar e uma família através do processo de adoção.
“Nas enchentes, o Brutus estava em área de risco e eu o resgatei, levei para um abrigo, mas ele não se adaptou. Como eu também estava desalojada, devolvi ele na zona do Porto. Três meses depois, cheguei lá de novo e encontrei ele. Estava acompanhado da Baleia e eles vieram comigo. Os dois estão procurando uma família, são super apegados”, conta Rosane.
Para ela, a ação é uma oportunidade de falar do impacto dos pets sobre a estabilidade psicológica. “As pessoas não têm noção do quão bem eles podem fazer. Fazem toda a diferença. Escutamos diariamente de clientes que foram salvos de depressão pela presença deles na vida”, conclui.