De Mattia fala do desafio de treinar o Brasil: “Um clube gigantesco”
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira14 de Novembro de 2024

Entrevista

De Mattia fala do desafio de treinar o Brasil: “Um clube gigantesco”

Novo técnico xavante promete montar uma equipe organizada e garante ter contratações apalavradas

Por

De Mattia fala do desafio de treinar o Brasil: “Um clube gigantesco”
William de Mattia virá a Pelotas em novembro, e pré-temporada iniciará no começo de dezembro (Foto: Rafael Costa - Treze)

Anunciado na semana passada como treinador do Brasil para a temporada 2025, William de Mattia conversou com a reportagem do A Hora do Sul sobre o desafio de comandar o Xavante na próxima temporada. De Mattia tem 41 anos e estava sem clube desde abril, quando deixou o Treze da Paraíba.

O novo técnico conta que o vice-presidente rubro-negro, Gonzalo Russomano, entrou em contato com o seu representante. O próximo passo do dirigente foi apresentar um projeto para o próprio de Mattia.

“Demonstrei interesse, principalmente pela representatividade da camisa do Brasil, um clube gigantesco, uma torcida muito fiel, muito apaixonada”, destaca o treinador sobre ter aceitado a proposta. A negociação entre as partes demorou algumas semanas até a conclusão do acordo.

O técnico diz que virá a Pelotas em novembro para conhecer o clube e a direção. A pré-temporada começará na primeira semana de dezembro.

Orçamento

Não é segredo para ninguém que o Brasil convive com graves problemas financeiros herdados das últimas gestões. O Xavante teve um dos orçamentos mais baixos no Estadual deste ano e o cenário para 2025 não deve ser muito diferente. Ciente das limitações de investimento, William de Mattia diz estar acostumado por ter vivido situação parecida em outros clubes na carreira e mesmo assim obteve bons resultados.

“Eu já tive a oportunidade em outros clubes de ter uma das folhas mais baixas e a gente conseguiu êxito. Então, independente de orçamento, acho que temos que ser muito criteriosos na montagem do elenco, que é o principal objetivo agora”, ressalta o novo treinador rubro-negro.

No Brasil, de Mattia treinará a quinta equipe desde que iniciou a carreira de treinador em 2019. Além do Treze, também passou por Nova Mutum (MT), Grêmio Anápolis (GO) e Juventus (SC).

Busca por contratações

A direção xavante segue na busca por um novo gerente executivo depois de não conseguir chegar a um acordo com Tiago Borges. Enquanto isso a nova comissão técnica já está buscando jogadores no mercado com auxílio da direção. De Mattia destaca que há jogadores bem encaminhados, mas que ainda nenhum assinou contrato.

“Já estamos diariamente junto da comissão técnica e da direção monitorando muitos atletas. […] Temos alguns nomes apalavrados, mas a gente sabe como funciona o futebol. Precisa estar assinado, o atleta tem que estar em Pelotas para fazer exame médico para depois ser apresentado”, diz.

O treinador xavante também confirma que recebeu da direção alguns nomes de jogadores que estavam no clube neste ano com interesse em renovar.

Estilo de jogo

Antes de acertar com William de Mattia, Gonzalo Russomano disse ao A Hora do Sul que buscava um treinador com características ofensivas. Porém, o novo treinador não se define como um técnico ofensivo e nem defensivo.

“Me considero um treinador equilibrado. O que posso prometer para o torcedor xavante é que vai ter uma equipe muito organizada e muito competitiva em todas as fases de jogo”, destaca.

Conversa com Gabriel Oliveira

Titular até sofrer uma grave lesão no começo da Série D, Gabriel Oliveira segue vinculado ao Xavante para 2025. O goleiro tem uma ligação com o novo treinador do Brasil. William de Mattia levou Gabriel para o Nova Mutum, onde foram campeões. Quando foi trabalhar no Treze, o treinador levou o goleiro junto.

Agora vão se encontrar pela terceira vez, mesmo que Gabriel só tenha condição de atuar na reta final do Gauchão. De Mattia admite que conversou com o goleiro rubro-negro para obter algumas informações e enfatiza a importância do jogador para o projeto de 2025.

“Conversei com ele sim, peguei informações. Tenho certeza de que o Gabriel vai ser um dos grandes pilares para essa gestão. Um atleta que já conhece o clube, vai passar informações para quem chegar, então vai ser muito importante dentro desse processo”, afirma.

Atuação no Bento Freitas

Durante a conversa, William de Mattia relembrou o dia em que, como jogador, enfrentou o Brasil no Bento Freitas. Em 2017, pela sexta rodada do Campeonato Gaúcho, o Xavante fez 2 a 0 no São Paulo de Rio Grande. Gols de Marcinho e Leandro Camilo.

Na época, de Mattia era conhecido como Dema. Ele atuou os 90 minutos e recebeu cartão amarelo. O ex-volante pendurou as chuteiras quatro partidas depois, ao fim da participação do Leão do Parque no Estadual.

Clássico Bra-Pel

Apesar do pouco tempo na carreira de técnico, William de Mattia tem experiência em disputar clássicos entre times do interior. Pelo Treze enfrentou o Campinense no chamado Clássico dos Maiorais, em Campina Grande (PB). Em 2025 terá a oportunidade de ser o treinador do Xavante na volta do clássico Bra-Pel depois de quatro temporadas.

Acompanhe
nossas
redes sociais