Galeria da Furg apresenta exposição com obras de 20 fotógrafas
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Segunda-Feira25 de Novembro de 2024

Artes Plásticas

Galeria da Furg apresenta exposição com obras de 20 fotógrafas

Curadoria da mostra Através da imagem: Mulheres artistas no acervo do MACRS mostra é das professoras Mariane Rotter e Janice Appel

Por

Galeria da Furg apresenta exposição com obras de 20 fotógrafas
Professora Janice Appel é uma das curadoras da mostra (Foto: Fernando Halal/Furg)

A Galeria Espaço Incomum, localizada no Centro de Convivência (CC) do campus Carreiros da Universidade do Rio Grande (Furg) recebeu a exposição Através da imagem: Mulheres artistas no acervo do MACRS. A mostra conta com curadoria e coordenação das professoras Mariane Rotter (UERGS) e Janice Appel (Furg). Visitação aberta de segunda a sexta-feira, das 9h30min às 19h30min.

De acordo com a organização, a exposição consiste em uma proposta artística, elaborada na confluência de pensamentos, ações e proposições, ao mesmo tempo que tem raízes no movimento que deu início aos cursos de Artes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), responsável por iniciar um novo ciclo de formação de artistas em Porto Alegre. A mostra é composta por obras de 20 fotógrafas, cujos temas variados envolvem desde cenas cotidianas em lugares íntimos ou públicos, até foto-performance e belas paisagens.

Essa exposição é parte do Acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), ligado ao Instituto Estadual de Artes Visuais, que tem vínculo de parceria com a Galeria Espaço Incomum da FURG. “A mostra é inteira de artistas mulheres, cujo conteúdo das produções explora questões sociais e culturais contemporâneas”, explicou Janice.

Um dos destaques da exposição é o trabalho da artista e professora Claudia Paim, do Instituto de Letras e Artes (ILA), da Furg. Sua obra reflete sobre o uso do espaço público como um local da foto-performance, convidando os espectadores a repensar as relações entre arte e contexto social. “A fotografia é uma linguagem de escopo abrangente nas artes visuais e que dialoga intensamente com as paisagens do extremo sul do Brasil, trazendo relevância para o contexto pampeano e costeiro, sendo também a mulher uma figura importante para a narrativa da nossa história”, detalhou a coordenadora.

Acessibilidade

Mariane Rotter, curadora da mostra, tem nanismo – condição genética ou hormonal que se manifesta em pessoas por meio da baixa estatura, devido a um distúrbio de crescimento – e por isso, aplica em sua prática profissional o ponto de vista de uma pessoa que foge do “padrão” normativo social. Em Através da imagem: Mulheres artistas no acervo do MACRS, por exemplo, as obras são expostas em uma altura de 1,30m, diferente do padrão fixado em 1,50m. 

Segundo Janice, isso não contribui apenas para a acessibilidade, mas também facilita a leitura das peças por crianças, o que torna a mostra ainda mais inclusiva e fácil para todos. “Realizar a adequação do espaço expositivo é também um fazer artístico, e uma das preocupações que temos enquanto Galeria”, acrescentou a coordenadora. A abertura da mostra contou com a presença da diretora do Instituto Estadual de Artes Visuais e do MACRS, Adriana Boff.

Caráter educativo

Segundo Janice, o MACRS possui além das suas atribuições convencionais, um setor educativo. O Espaço Incomum, por sua vez, possui também um caráter formador por meio de um projeto educativo. 

Essa ação tem o objetivo de apresentar as obras de arte expostas na Galeria para professores da rede municipal, estadual, professores da universidade, agentes culturais, alunos de todas as áreas do conhecimento, bem como a comunidade em geral. Para enriquecer a experiência do público, a exposição também apresenta uma proposta baseada na articulação com a educação em arte, ao desenvolver um processo formativo educativo de professores das escolas da rede municipal de Rio Grande.

Acompanhe
nossas
redes sociais