Octacílio de Carvalho Camará é homenageado no Rio de Janeiro
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Terça-Feira22 de Outubro de 2024

Opinião

Ana Cláudia Dias

Ana Cláudia Dias

Coluna Memórias

Octacílio de Carvalho Camará é homenageado no Rio de Janeiro

Por

Atualizado segunda-feira,
21 de Outubro de 2024 às 19:15

Médico e advogado foi educador no Rio de Janeiro (Reprodução)

A imprensa local destacou a homenagem ao político, médico e advogado pelotense Octacílio de Carvalho Camará (1880-1920), prestada pelo Rio de Janeiro. Naquele ano foi criada a honraria Senador Camará, oferecida à segunda escola mista do 17º Distrito. 

O político viveu no Rio de Janeiro e foi um destacado educador e alfabetizador. Nas eleições de 31 de janeiro de 1915 foi eleito deputado federal pelo Distrito Federal. Assumiu sua cadeira na Câmara dos Deputados em maio daquele ano, exercendo o mandato até 31 de dezembro de 1917. Reeleito para a legislatura seguinte, permaneceu na Câmara até 1919. 

Senador por um ano

No mesmo ano, foi eleito para o Senado e ocupou uma cadeira até 1920, quando faleceu repentinamente. Como parlamentar, trouxe verbas para os bairros da Zona Oeste do Rio de Janeiro, favorecendo o desenvolvimento urbano do subúrbio carioca.

Em sua homenagem foi inaugurada a estação de trem Senador Camará, no bairro da Zona Oeste do Rio, em 1923, que posteriormente receberia o mesmo nome. O pelotense também dá nome a Loja Maçônica mais antiga da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Fonte: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense; Fundação Getúlio Vargas

Há 50 anos

Estudantes do Colégio Monsenhor Queiroz é a Mais Bela Secundarista

Rosângela Silva foi a vencedora do certame (Reprodução)

A estudante Rosângela Silva, do Colégio Monsenhor Queiroz, foi eleita a Mais Bela Secundarista 74. O concurso ocorreu no ginásio do Colégio Municipal Pelotense, promovido pelo Grêmio Estudantil Coronel Pedro Osório, do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça. Este foi o segundo ano de realização do evento. 

Participaram do concurso dez candidatas representando estabelecimentos de ensino, na época, de primeiro e segundo graus. Em 1973 foi realizada a primeira edição, quando a estudante Graça de Fátima Neuenfeldt, do Colégio Santa Margarida, foi a vencedora. 

Fonte: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Há 20 anos

Pelotas perde o empresário João Rodrigues Manta

Pelotas se despediu do empresário João Rodrigues Manta, aos 78 anos. Português de Vila Nova de Tazem, freguesia de Gouveia, Manta estava no Rio Grande do Sul desde 1952. 

João Rodrigues Manta foi reconhecido pelo empreendedorismo (Reprodução)

Empreendedor, fundou no município a padaria Estoril, antes de se tornar conhecido por liderar hotéis de administração familiar. Por sua atuação no setor da hotelaria, recebeu o título de Cidadão Pelotense em 1981.

Gaúcho honorário desde 1987, foi pioneiro no setor da panificação e da alimentação, criando a primeira lancheria de Pelotas, a Bom Petisco. Foi ainda diretor do Centro das Indústrias de Pelotas (Cipel) e Associação Comercial de Pelotas (ACP). Também se destacou na atuação comunitária, como presidente da Sociedade Portuguesa de Beneficência  e na diretoria do Centro Português.

Fonte: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Acompanhe
nossas
redes sociais