Curso capacita para gestão de empreendimentos econômicos solidários
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quarta-Feira23 de Outubro de 2024

Qualificação

Curso capacita para gestão de empreendimentos econômicos solidários

Também recebe inscrições uma segunda capacitação voltada à lideranças do meio popular

Por

Atualizado segunda-feira,
21 de Outubro de 2024 às 14:25

Curso capacita para gestão de empreendimentos econômicos solidários
Produtos da economia solidária. (Foto: Divulgação)

Estão abertas até quarta-feira (23) as inscrições para o curso Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários e de Agentes de Desenvolvimento de Cooperativismo Solidário. As capacitações são presenciais e terão a duração de quatro meses. 

Promovido pelo Núcleo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia Solidária e Incubação de Cooperativas e Empreendimentos Populares (Nesol) do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), ambos os cursos são uma ferramenta para aproximar dois segmentos, explica o coordenador do Nesol, Alexandre Bandeira. 

Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários

Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários será destinada para empreendedores que já participam de empreendimentos solidários ou para pessoas que já possuem alguma atividade econômica e querem transformá-la em um empreendimento solidário. 

“Com o curso de Gestão esperamos qualificar os participantes dos grupos de empreendimentos solidários e expandir para outras pessoas possam conhecer as ferramentas de criação, estruturação, gestão e desenvolvimento de empreendimentos solidários”, explica. 

Os conteúdos serão focados na área de organização interna, conhecimento jurídico e formalização dos empreendimentos econômicos, assim como relacionamento com o mercado e processos de produção. São disponibilizadas 60 vagas, divididas em duas turmas.  

Formação de Agentes de Desenvolvimento de Cooperativismo Solidário

Também recebe inscrições a formação de Agentes de Desenvolvimento de Cooperativismo Solidário. Serão 30 vagas disponíveis para lideranças comunitárias e ativistas sociais com o objetivo de apresentação da economia solidária. 

Conforme Bandeira, a formação de agentes pretende criar uma rede com representantes em diversos territórios. “Queremos conectar essa rede com pessoas que estão lutando para gerar trabalho e renda”, diz. O fio condutor dos conteúdos será a educação popular, de como organizá-la, liderá-la e desenvolvê-lá, assim com foco em legislações e processos de políticas públicas. 

Inscrições 

Para ambos os cursos, as aulas serão presenciais nas segundas, quintas e sextas de novembro a fevereiro de 2025. As inscrições devem ser feitas no Campus Pelotas do IFSul das 8h às 19h30 na sala 311 A – Núcleo de Economia Solidária – NESol. Ambas as qualificações são gratuitas com o total de 200 horas e atividades presenciais em sala de aula e na comunidade. Aos participantes selecionados será disponibilizada ajuda de custo via bolsa de cerca de R$ 300,00.

Formação de Rede 

Com as qualificações, o Nesol espera a formação de novos empreendimentos com possibilidade de incubação. “Imaginamos que a maioria dos participantes ainda não tenham total conhecimento das potencialidades da economia solidária. Com as aulas, esperamos disponibilizar uma capacitação ampliada com o propósito de contribuir para a mudança da realidade em que essas pessoas vivem”. 

Acompanhe
nossas
redes sociais