A Rede de Biotecnologia da Região Sul (Sul Biotec) promove nesta quinta-feira, a partir das 8h, encontro para discutir as novas oportunidades econômicas que a transformação da Refinaria de Petróleo Riograndense em uma biorrefinaria trará para a Região Sul. O evento, dividido entre palestras e painéis, vai tratar sobre soluções apresentadas pela química verde e a biotecnologia, com foco na redução do impacto ambiental e promoção de soluções ecológicas para desafios industriais, agrícolas e farmacêuticos.
À frente do evento, o professor do curso de Biotecnologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), João Carlos Deschamps, explica que além de pensar o novo potencial que a região ganha com essa transformação, o evento também vai tratar sobre a produção de biocombustíveis, síntese de produtos químicos e bioplásticos a partir da contribuição da Biotecnologia.
“O processo de produção de álcool, por exemplo, são fermentações que são processos biotecnológicos feitos por microorganismos. Muitos desses processos de novos materiais químicos podem ser feitos a partir de processos biotecnológicos”, explica.
De acordo com o professor, existe na região grande potencial devido a vocação agrícola. “Os eventos organizados pela Rede objetivam sinalizar a nova onda econômica que está surgindo. Temos uma visão estratégica na rede, de como fazer a inserção e de como fomentar o desenvolvimento”, diz.
Programação
Uma das participações será a do gerente de Novos Negócios da Refinaria de Petróleo Riograndense, João Luiz Bulla, sobre os desafios e as oportunidades na transição para biocombustíveis, às 16h15. Também será destaque as possibilidades na produção de resina de pinus, visto que a região sul é grande produtora.
Da mesma forma, haverá espaço para tratar sobre a subprodutos das Biorrefinarias para a Produção de Bioplásticos e um painel com a participação de startups que trabalham com bioprodutos de microalgas.
Inscrições
As inscrições podem ser feitas pelo site sulbiotec.com.br/evento/quimica-verde-e-biotecnologia. O valor para público em geral será de R$ 70,00 e estudante, R$ 50,00. A programação completa está disponível no mesmo site.