De olho na vitória, os candidatos à prefeitura de Pelotas que avançaram para o segundo turno, Fernando Marroni (PT) e Marciano Perondi (PL), buscam agora o apoio de partidos para reforçar suas bases.
Perondi é o que mais conquistou apoiadores. Dos 11 partidos que integraram a coligação de Fernando Estima (PSDB) no primeiro turno, seis já confirmaram o apoio ao candidato do PL, além do Novo, que não integrou nenhuma coligação nem elegeu vereadores. Os partidos da coligação tucana que agora apoiam Perondi são o PP, o PSD, o UB, o Republicanos, o Solidariedade e o Democracia Cristã.
Somados, os partidos que agora apoiam Perondi, incluindo o próprio PL, tiveram 71.907 votos para vereador e elegeram 12 vereadores, a maioria dos 21 parlamentares da câmara. No primeiro turno, Perondi teve 54.736 votos, 31,67% do total de votos válidos.
Já Fernando Marroni (PT) conquistou os apoios do PDT e do MDB, que tiveram candidaturas próprias ao Executivo e não elegeram vereadores, e o PSB, que elegeu um vereador e integrou a coligação de Estima. Somados a PT, PCdoB, PV, PSOL e Rede, os partidos da base de Marroni somaram 61.853 votos.
No primeiro turno, Marroni teve 68.443 votos, 39,60% do total. Somando os votos de Irajá Rodrigues (MDB), que concorreu pelo MDB, e Reginaldo Bacci, que concorreu pelo PDT, os partidos tiveram 81.742 votos, 47,29% dos votos válidos do primeiro turno.
Sem apoio
Além dos partidos que já manifestaram seus apoios, há os que liberaram seus filiados para voltarem como quiserem. É o caso do PSDB, do Cidadania e do Podemos. O Avante, que fez parte da coligação de Estima, ainda não divulgou um posicionamento.