As atletas Ketlyn Lopes, 15 anos, e Rafaela Lemes Xavier, 14, integrantes do programa Vida Ativa, que é vinculado à prefeitura de Pelotas e cujas atividades acontecem no bairro Dunas, conquistaram títulos nacionais de taekwondo no último fim de semana. Em Arujá (SP), elas participaram do Campeonato Brasileiro organizado pela Superliga.
Além do título brasileiro em sua categoria (juvenil de 15 a 17 anos, faixa preta), Ketlyn também foi vice-campeã da Copa América, torneio em que campeões nacionais lutam com atletas de outras nações do continente. Já Rafaela (categoria cadete de 12 a 14 anos, faixa preta) agora é tricampeã nacional: venceu em Salvador em 2022 e em Campinas em 2023.
A dupla e a comissão técnica, liderada pelo professor Isaque da Luz, precisou viajar durante cerca de 27 horas de ônibus para chegar ao interior paulista em função dos problemas logísticos causados pelo fechamento do aeroporto Salgado Filho. O deslocamento se deu via emenda impositiva do vereador Paulo Coitinho (Cidadania).