Após mais três horas de reunião, 60 conselheiros da Secretaria dos Conselhos Superiores (Consun) votaram, nesta sexta-feira (11), nos candidatos à gestão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para a formação da lista tríplice.
Os integrantes da chapa 20 (UFPel Multi), de situação, foram os mais votados e encabeçam a lista com o nome de Ursula Silva como reitora e Eraldo Pinheiro, vice-reitor. Com a inscrição da chapa 10 (Frente Ampla), pela primeira vez duas chapas se candidataram a deliberação do Consun.
Com nove votos a menos para reitor e dez para vice-reitor, os nomes dos candidatos da chapa 10 (Frente Ampla), Julieta Fripp e Fábio Cerqueira ficaram em segundo lugar na lista tríplice. Apesar da atual reitora, Isabela Andrade, ter sido escolhida sem figurar no primeiro lugar da lista da consulta informal enviada pela UFPel, normalmente o Ministério da Educação segue a ordem de escolha da comunidade da Universidade.
Assim como toda a eleição para a reitoria, a reunião no Consun foi permeada por troca de acusações entre os conselheiros. Enquanto, representantes dos servidores técnicos administrativos se manifestaram em oposição a realização da votação no Conselho sem a finalização da auditoria da urna online, discentes se posicionaram a favor do encerramento da eleição e contrários a checagem da urna por considerarem o pleito íntegro.
Votos e composição da lista tríplice
Reitor (a)
1º lugar – Ursula Silva: 34 votos
2º lugar – Julieta Fripp: 25 votos
3º lugar – Aline Paliga: 1 voto
Vice-reitor (a)
1º lugar – Eraldo Pinheiro: 34
2º lugar – Fabio Cerqueira: 24 votos
3º lugar – Fábio Lima: 2 votos