Brasil volta a vencer o Novo Hamburgo e entra na zona de classificação
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Segunda-Feira25 de Novembro de 2024

Série D 2024

Brasil volta a vencer o Novo Hamburgo e entra na zona de classificação

Em partida atrasada da quarta rodada, Xavante faz 2 a 1 no Anilado com gols de Maurício Moraes e Lucão

Por

Atualizado quinta-feira,
04 de Julho de 2024 às 11:02

Brasil volta a vencer o Novo Hamburgo e entra na zona de classificação
Rubro-Negro superou duas vezes o Nóia e apenas quatro dias (Foto: Paulo Pires/GES)

Em apenas quatro dias, o Grêmio Esportivo Brasil bateu duas vezes o Novo Hamburgo e saltou da lanterna para ingressar na zona de classificação do grupo A8 da Série D do Campeonato Brasileiro. Se no domingo o resultado foi de 3 a 1 no Bento Freitas, na noite desta quarta-feira (3), em duelo atrasado da quarta rodada, o Rubro-Negro venceu o Anilado por 2 a 1, conquistando a primeira vitória como visitante na temporada.

Todos os gols do confronto do Estádio do Vale foram marcados na etapa final. De cabeça, o zagueiro Maurício Moraes abriu o placar para o Xavante. Garré deixou tudo igual cobrando pênalti. Mas o centroavante Lucão apareceu minutos depois para garantir os três pontos.

O resultado deixou o Brasil em quarto com 14 pontos e ainda com um jogo a menos que Concórdia, Hercílio Luz, Cascavel e Barra. Na próxima rodada, o Rubro-Negro receberá o líder Cianorte, às 16h de domingo, pela 12ª rodada.

Escalação sem surpresas

Com Samoel Pizzi sem estar na melhor condição física e Marcinho ainda em recuperação de lesão muscular, o técnico Marcelo Caranhato escalou o Brasil com Danilo na lateral-direita e manteve a formação do fim de semana com Maurício sendo um dos volantes e Matheus Guimarães e Mário Henrique como extremas.

Domínio xavante

Com o gramado do Estádio do Vale em péssimas condições, as duas equipes não conseguiam jogar com bola pelo chão. A partida no primeiro tempo foi de muita marcação, bem característica do Gauchão.

Mesmo atuando fora de casa, o Brasil foi melhor em grande parte dos primeiros 45 minutos, muito em função da forte marcação no meio-campo, que não permitiu o Novo Hamburgo de se impor, mesmo sendo o time da casa e tendo a necessidade da vitória para sair na lanterna.

Na reta final ambas as equipes começaram a se soltar mais, já que o empate não era bom para ninguém. Mesmo assim as principais chances foram do Xavante. Aos 32 minutos, Rafael Holstein encontrou ótimo passe para Matheus Marques, que ajeitou para Mário Henrique no ataque. Livre, o extrema fez o cruzamento para Maurício, que entrou na área finalizando de primeira, mas a bola saiu pela linha de fundo. Os jogadores reclamaram que a bola bateu no braço do defensor após o chute, mas o árbitro nada marcou.

Na sequência, Mário Henrique arriscou de fora da área e soltou uma bomba. O goleiro Breno precisou fazer uma grande defesa, mandando para escanteio, evitando o primeiro gol do Brasil.

O Anilado só assustou nos acréscimos. Garré recebeu na área e tentou um chute colocado. A bola fez uma curva e passou muito perto do gol de Thierry.

Segundo tempo emocionante

A etapa final começou no mesmo ritmo que terminou o primeiro, com as duas equipes buscando o ataque a todo momento.

Logo nos primeiros minutos cada equipe criou uma ótima chance. Primeiro, o Xavante quase abriu o placar após cruzamento de Danilo, mas Lucão finalizou para fora. No lance seguinte, Tanque arrancou em velocidade pela esquerda, invadiu a área e só ajeitou para Garré, livre, mas o meia pegou mal na bola e Thierry fez fácil defesa.

As constantes chegadas no ataque surtiram efeito para o Rubro-Negro. Aos nove, Rafael Holstein cobrou escanteio da direita e Maurício Moraes desviou de cabeça para o fundo do gol: 1 a 0.

O time da casa reagiu em um lance polêmico. Aos 20, Garré cobrou escanteio e quando a bola viajava na área, o árbitro viu um empurrão de Mário Henrique nas costas de Robson e marcou o pênalti. Garré cobrou no canto esquerdo e Thierry pulou no direito, tudo igual: 1 a 1.

O time xavante também respondeu rápido e aos 26 minutos anotou o segundo gol. Em bola na área, Matheus Guimarães finalizou de cabeça, mas no caminho Lucão desviou para o fundo do gol: 2 a 1.

Novamente atrás no placar, o Novo Hamburgo partiu para o ataque, enquanto o Brasil se segurava como podia. O Anilado apostava em bolas na área e chutes de longe. Caranhato fechou o time com as entradas de Samoel Pizzi e Eduardo Jesus nos lugares de Danilo e Lucão.

Na base do abafa, o Novo Hamburgo teve uma grande chance de deixar tudo igual aos 44 minutos, mas Thierry apareceu para fazer um milagre. Em bola na área, Luis Fernando finalizou de frente para o goleiro xavante salvou, mandando para escanteio.

Após o apito final, jogadores e comissão técnica fizeram a festa com o torcedor rubro-negro presente no Estádio do Vale.

Primeiro tempo

5’: Dionathã arrisca de longe e a bola passa perto do gol de Thierry.

11’: Anderson Taque também tenta de longe, a bola bate na defesa e fica fácil para Thierry fazer a defesa.

21’: Garré aproveita corte errado da defesa e faz o cruzamento pelo lado esquerdo da área, mas Édipo cabeceia por cima.

32’: Rafael Holstein dá ótimo passe para Matheus Marques, que ajeita para Mário Henrique. O extrema faz o cruzamento e Maurício entra na área finalizando de primeira, mas a bola vai pela linha de fundo. Os jogadores xavantes reclamaram que a bola bateu no braço do defensor após o chute.

36’: Mário Henrique arrisca de fora da área e acerta uma bomba. O goleiro Breno precisou fazer uma grande defesa, mandando para escanteio, evitando o primeiro gol do Brasil.

42’: João Scarduelli cruza da esquerda, Édipo cabeceira fraco para o gol e Thierry defende sem problemas.

46’: A bola sobra para Garré na área, ele ganha da marcação e tenta o chute. A bola faz uma curva e passa raspando a trave.

Segundo tempo

2’: Danilo cruza da direita e Lucão finaliza para fora.

3’: Tanque arranca em velocidade, invade a área e toca para Garré em ótima situação. Mesmo livre, o meia do NH pega mal na bola e Thierry faz a defesa.

7’: Maurício solta uma bomba após aproveitar um rebote e o goleiro Breno faz ótima defesa.

9’: Gol do Brasil. Rafael Holstein cobra escanteio da direita e Maurício Moraes desvia de cabeça para o fundo do gol: 1 a 0.

20’: Pênalti para o Novo Hamburgo. Garré cobra escanteio e quando a bola viajava na área, o árbitro viu um empurrão de Mário Henrique nas costas de Robson.

22’: Gol do Novo Hamburgo. Garré cobra no canto esquerdo e Thierry pula no direito, tudo igual: 1 a 1.

26’: Gol do Brasil. Bola na área, Matheus Guimarães finaliza de cabeça, mas no caminho Lucão desvia para o fundo do gol: 2 a 1.

35’: Édipo recebe na área e chuta forte, mas a bola vai para fora, passando muito perto.

44’: Thierry salva o Brasil. Em bola na área, Luis Fernando finaliza de frente para o goleiro Xavante, que faz um milagre, evitando o empate do Anilado.

Série D – 4ª rodada

19 de maio
Concórdia 1 x 0 Barra

21 de maio
Cascavel 0 x 0 Hercílio Luz

Quarta-feira (3)

Avenida 1 x 0 Concórdia
Novo Hamburgo 1 x 2 Brasil

Agenda – 12ª rodada

Sábado (6)
16h | Novo Hamburgo x Avenida

Domingo (7)
16h | Brasil x Cianorte
Concórdia x Hercílio Luz
Cascavel x Barra

Ficha técnica

Novo Hamburgo (1): Breno; Dinei, Santiago, Ricardo Thalheimer e João Scarduelli (Luis Fernando, 36’ 2T); Robson (Fraga, aos 30’ 2T) e Silas; Anderson Tanque (Barbieri, 30’ 2T), Garré e Dionathã (Cordóva, 19’ 2T); Édipo. Técnico: Lucas Isotton.

Brasil (2): Thierry; Danilo (Samoel Pizzi, 41’ 2T), Adriel, Maurício Moraes e Matheus Marques; Araújo, Maurício (Jeferson, 30’ 2T), Matheus Guimarães, Rafael Holstein (Lissandro, 17’ 2T) e Mário Henrique (Nycollas Queiroz, 30’ 2T); Lucão (Eduardo Jesus, 41’ 2T). Técnico: Marcelo Caranhato.

Gols: Maurício Moraes, aos 9’ 2T, e Lucão, aos 26’ 2T (B); Garré, aos 22’ 2T (NH).

Cartões amarelos: Silas (NH); Rafael Holstein e Jeferson (B).

Árbitro: Lucas Coelho Santos (RJ).

Local: Estádio do Vale.

Acompanhe
nossas
redes sociais