Dois anos e quatro dias depois, o Farroupilha voltou a vencer uma partida oficial. Durante a tarde deste sábado (5), o Fantasma bateu o Rio Grande por 1 a 0 no estádio Torquato Pontes, em Rio Grande. O jogo da terceira rodada da primeira fase da Terceirona Gaúcha aconteceu na casa do Riograndense porque o estádio Arthur Lawson, do Vovô, não está liberado.
O gol decisivo foi marcado por Jean Roberto, cobrando falta, logo nos minutos iniciais. Mais tarde, o goleiro Arthur Moura defendeu pênalti batido por Zinho. O resultado leva o Tricolor do Fragata a cinco pontos, assumindo a liderança do grupo B. O cenário pode mudar na segunda-feira, quando São Paulo e Riograndense medirão forças às 15h no estádio Aldo Dapuzzo.
Farroupilha e Rio Grande voltarão a se enfrentar no domingo (13), às 15h, no Bento Freitas, abrindo o segundo turno da primeira fase.
O fim do jejum de vitórias do Farrapo acontece no dia seguinte à notícia de que o clube corre o risco de perder quatro pontos na Terceirona. O Fantasma será julgado na próxima quinta-feira (10) no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) por suposto descumprimento do artigo 214 do Código Brasileira de Justiça Desportiva (CBJD) – escalar atleta em condição irregular.
Agenda | Terceirona Gaúcha
3ª rodada
Grupo B
Sábado (5)
Rio Grande 0 x 1 Farroupilha
Segunda-feira (7)
15h | São Paulo x Riograndense
Mudanças no time
O técnico Rodrigo Bandeira promoveu a estreia de João Marcos, ex-Pelotas, na equipe do Fragata. Ele substituiu o suspenso Gabriel Dyghaná e formou dupla de zaga com Saulo. Mais à frente, Alan Gonçalves voltou ao time para ser volante ao lado de Chaves.
Antes atuando como falso 9, Jean Roberto retornou à posição de origem, a meia central. No comando do ataque João Vitor ganhou espaço, tendo Wendell e Luiz Felipe nas pontas. Os volantes Elias Ceará e Vinicius Lima, titulares no empate com o São Paulo, sequer foram relacionados.
Gol cedo
O primeiro tempo terminou com vitória do Farroupilha. Logo aos dois minutos, Jean Roberto cobrou falta na direção do gol. O goleiro Emanuel se movimentou como quem esperava um cruzamento, mas acabou surpreendido pela batida do camisa 17: 1 a 0.
A vantagem no placar facilitou a vida do Fantasma, que controlou as ações na primeira metade da etapa inicial. O Rio Grande conseguiu criar ocasiões para empatar só mais perto do intervalo. Aos 37 minutos, o goleiro do Farrapo, Arthur Moura, impediu gol de Douglas Vargas. Aos 42, o zagueiro Saulo evitou de cabeça, em cima da linha, o que seria o 1 a 1.
Por outro lado, o time pelotense gerou duas chances perigosas em finalizações do volante Chaves. Aos 31 ele arriscou de longe e Emanuel bateu roupa. Aos 34, o camisa 5 recebeu de Jean Roberto na área mas concluiu fraco, nas mãos do goleiro do Vovô.
Arthur é o nome do jogo
Rodrigo Bandeira mexeu no time para o segundo tempo, trocando o atacante Luiz Felipe pelo zagueiro e volante Gustavo Macedo. Apesar da chance clara desperdiçada por Wendell aos 13 minutos após lance protagonizado por João Vitor, o Rio Grande era quem dominava as ações e parecia perto do empate.
A melhor ocasião dos mandantes surgiu aos 15 minutos. Em contra-ataque, Douglas Vargas sofreu pênalti de Arthur Moura. Mas o goleiro do Fantasma se redimiu e defendeu a cobrança de Zinho, centroavante do Rio Grande, que bateu sem muita força e à meia altura no canto esquerdo do camisa 1 dos pelotenses.
O Vovô tentou o empate até o fim. De cabeça após cobrança de falta na área, Zinho quase igualou o marcador. O camisa 9 do time rio-grandino também parou em Arthur Moura aos 39 minutos, quando deixou Saulo para trás e finalizou de perna esquerda. O chute foi novamente defendido pelo goleiro do Farrapo. Douglas Vargas ainda perdeu outra situação clara de gol aos 43, chutando alto demais.
Última vitória
O Farroupilha não conquistava três pontos em um jogo oficial desde 1º de outubro de 2022. Naquele dia, bateu o União Harmonia por 3 a 0 pela primeira fase da Copa Tarciso Flecha Negra, na Boca do Lobo. Desde então foram nove compromissos sem um triunfo.
Ficha técnica
Rio Grande (0): Emanuel; Fabiano (Maranhão, 29’ 2T), Jean Godoy (Matheus Mendes, 45’ 2T), Leo Salles e Claudio Junior; Wendryl, Higor e Rafael Lemos; Douglas Vargas, Samuel e Zinho. Técnico: Cláudio Júnior.
Farroupilha (1): Arthur Moura; Thiago Henrique, Saulo, João Marcos e Otávio; Chaves, Alan Gonçalves, Jean Roberto (João Pedro Paz, 43’ 2T); Wendell (Endryl Felipe, 28’ 2T), Luiz Felipe (Gustavo Macedo, intervalo) e João Vitor. Técnico: Rodrigo Bandeira.
Gol: Jean Roberto, aos 2’ 1T.
Cartões amarelos: Wendryl, Leo Salles e Higor (RG); Alan Gonçalves, João Marcos e Gustavo Macedo (F).
Árbitro: Joseph Ribeiro Lopes.
Local: estádio Torquato Pontes.