Farroupilha corre risco de perder quatro pontos por escalação irregular
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Terça-Feira26 de Novembro de 2024

Terceirona Gaúcha

Farroupilha corre risco de perder quatro pontos por escalação irregular

Clube será julgado no TJD na próxima quinta-feira

Por

Atualizado terça-feira,
08 de Outubro de 2024 às 15:14

Farroupilha corre risco de perder quatro pontos por escalação irregular
Suposta infração teria acontecido no empate por 1 a 1 com o São Paulo, no Bento Freitas (Foto: Ederson Ávila - GAF)

O Farroupilha será julgado na próxima quinta-feira (10) no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RS) e pode perder quatro pontos na Terceirona Gaúcha. O motivo é o suposto descumprimento do artigo 23º do regulamento específico da competição no empate por 1 a 1 com o São Paulo, no último domingo, no Bento Freitas, pela segunda rodada.

O edital publicado nesta sexta-feira no site do TJD não especifica qual seria a suposta irregularidade. Porém, conforme o regulamento da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), os clubes podem relacionar para cada partida um máximo de três atletas que tenham disputado jogos por campeonatos estaduais de primeira divisão na mesma temporada em qualquer federação.

De acordo com a súmula de Farroupilha 1 x 1 São Paulo, o técnico Rodrigo Bandeira relacionou o goleiro João Vitor, o zagueiro Saulo e os volantes Elias Ceará e Vinícius Lima. João Vitor e Saulo defenderam o Guarany de Bagé no Gauchão. Elias Ceará jogou o Pernambucano pelo Petrolina (PE), enquanto Vinícius Lima vestiu a camisa do Humaitá (AC), todos das respectivas primeiras divisões.

O parágrafo primeiro do artigo 23º do regulamento da Terceirona, entretanto, aponta que atletas que apenas ficaram no banco de reservas e não receberam cartão amarelo ou vermelho em determinada partida não contam. É o caso de João Vitor, que não chegou a atuar na derrota do Guarany para o Grêmio, em março. Saulo, Vinícius Lima e Elias Ceará jogaram.

Possível pena

Novamente segundo o regulamento da Terceirona, “o clube que infringir o disposto no artigo 23º estará sujeito às penas previstas neste REC [regulamento específico] e no artigo 214 do CBJD [Código Brasileiro de Justiça Desportiva]”.

O CBJD resume da seguinte forma seu artigo 214: “Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente”.

Se condenado, o Farroupilha perderia quatro pontos – os três que a partida valia além do ponto conquistado pelo resultado. Ainda poderia ser aplicada multa de R$ 100 a R$ 100 mil. O Tricolor soma cinco pontos neste momento e corre o risco, portanto, de ficar com apenas um dentro da chave B da Terceirona.

Posição do clube

A presidente Adriana Costa se manifestou após a vitória sobre o Rio Grande, sábado, em entrevistas às rádios Tupanci e Universidade.

“O Farroupilha tem uma assessoria jurídica forte. Vamos lá, vamos fazer a defesa. O Farroupilha cumpriu todos os protocolos. Vamos ver se tem fundamento. No que depender da gente, o Farroupilha não vai tomar punição nenhuma”, garantiu a mandatária do clube.

Placar | Agenda
Terceirona Gaúcha
3ª rodada

Grupo B

Sábado (5)
Rio Grande 0 x 1 Farroupilha

Segunda-feira (7)
15h | São Paulo x Riograndense

Acompanhe
nossas
redes sociais