Tema ambiental ganha destaque nas séries iniciais de ensino

Dia da Natureza

Tema ambiental ganha destaque nas séries iniciais de ensino

Em Pelotas, escolas trabalham com projetos de cultivo de hortaliças e rodas de conversa entre as crianças

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Tema ambiental ganha destaque nas séries iniciais de ensino
A data é uma oportunidade de educar e conscientizar os alunos sobre a importância do cuidado e preservação do meio ambiente. (Foto: Divulgação)

Comemorado em 4 de outubro, o Dia da Natureza é uma oportunidade de educar e conscientizar os alunos sobre a importância do cuidado e preservação do meio ambiente, com propostas metodológicas específicas e projetos de sustentabilidade e responsabilidade ecológica. Em um cenário de eventos naturais cada vez mais extremos e intensos, a educação ambiental é uma forma de preparar as novas gerações para compreenderem as causas desses fenômenos e adotarem práticas mais sustentáveis no dia a dia.

Nesse sentido, um dos projetos que acontecem em Pelotas é o “Compartilhamento de Saberes sobre Plantas Medicinais e Hortaliças na Comunidade”. A iniciativa é do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) campus CaVG, vinculada ao programa de extensão EcoFarma, além de ter uma parceria estabelecida com a Embrapa Clima Temperado. O projeto é realizado com as crianças do Instituto Lar de Jesus e busca trabalhar com plantas medicinais, ornamentais e hortaliças.

O professor e coordenador da ação, Márcio Mariot, explica que havia uma demanda das cozinheiras do Lar de Jesus por hortaliças para a alimentação das crianças. A partir desse requisito, o projeto propõe a produção de alimentos saudáveis, onde os alunos do primeiro a o quinto ano participam do plantio e cultivo orgânico das hortaliças que são mais utilizadas nas refeições escolares. Com os cultivos planejados, deu-se início a uma horta própria da instituição.

Horticultura sustentável

Além de promover uma alimentação mais adequada às crianças, a elaboração da horta permite que elas aprendam sobre a horticultura sustentável, através de oficinas lúdicas desenvolvidas pelos professores, técnicos administrativos e bolsistas. “As crianças aprendem como fazer uma muda, como plantar, quais são os cuidados que tem que ter na horta. Tem oficina para elas identificarem quais são os animais que ocorrem ali, a minhoca, a aranha, a formiga, o benefício das plantas medicinais, para que elas servem”, explica Mariot.

Construção de conhecimento ambiental

Segundo o professor, o retorno das crianças tem sido fantástico. Um interesse que vai desde o olhar até a prática, gostam de manipular a terra e conhecer as plantas novas. “Eles perguntam, compartilham experiências que trazem de casa, de outras vivências. Tem sido uma troca muito interessante, por isso que o projeto é compartilhamento de saberes, a gente aprende muito com as crianças também”, aponta.

Escola Afonso Vizeu

Outra escola engajada na causa ambiental é a Afonso Vizeu, no bairro Areal. O colégio de ensino fundamental trabalha com tema do meio ambiente de maneira transversal, em todos os anos. A professora Thais Azevedo é a responsável pela turma do primeiro ano. Ela implementou rodas de conversa periódicas com alunos, fazendo cada uma expor o que pensa sobre os cuidados com a natureza. Também são aplicadas aulas em vídeo, permitindo a exploração de conteúdos variados, com músicas e imagens do meio ambiente, em diferentes contextos. “Isso ajuda os alunos a entenderem e assimilarem a importância de preservar o nosso planeta”, considera.

Além disso, a interação direta com a natureza é essencial para incentivar a preocupação com a preservação ambiental, por isso são realizadas visitas regulares a espaços verdes. “Sempre busco transmitir a ideia de que é viável viver em sintonia com a natureza, desde que, ao deixar o local visitado, o lixo seja corretamente recolhido”, destaca a professora. É importante que o aluno se aproprie dessa prática e inicie em casa, com a separação do lixo doméstico para a reciclagem”, finaliza.

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