O Pelotas recebe o Bagé, às 19h30min desta quarta-feira (3), na Boca do Lobo, pela 12ª e antepenúltima rodada da primeira fase da Divisão de Acesso. Apesar de ainda estar na zona de classificação do grupo B aos mata-matas, o Áureo-Cerúleo chega pressionado porque, caso tropece, corre risco de deixar o G-4.
Os dois compromissos seguintes do Lobo, fechando o calendário antes das quartas de final, serão diante dos melhores colocados da chave: Monsoon, às 19h30min de sábado, outra vez em casa, e Inter-SM, às 15h da quarta-feira da próxima semana, em Santa Maria. Essas duas equipes somam, respectivamente, 24 e 23 pontos.
Já o Bagé, adversário da antepenúltima rodada, também necessita do triunfo no confronto com o Pelotas. Dirigido por Leocir Dall’Astra, o Jalde-Negro tem 13 pontos e é sexto colocado. Se perder, pode ficar sem chances de avançar. O time da Rainha da Fronteira acumula três derrotas consecutivas (Monsoon, Aimoré e Futebol com Vida).
Divisão de Acesso
12ª rodada
Quarta-feira (3)
Grupo A
15h | Gaúcho x União Frederiquense
19h | Glória x Passo Fundo
19h30min | Esportivo x Veranópolis
Brasil-FAR x Cruzeiro
Grupo B
15h | Lajeadense x Monsoon
19h30min | Pelotas x Bagé
Inter-SM x Aimoré
São Gabriel x Futebol com Vida
“Confronto direto”
Em entrevista coletiva concedida nesta terça-feira, foi assim que o técnico Ariel Lanzini, ainda carregando status oficial de interino no cargo, definiu a partida contra o Bagé. O treinador do Lobo, aliás, está suspenso por ter sido expulso na derrota por 2 a 0 para o Aimoré, domingo, e quem deve ficar à beira do campo é o auxiliar Felipe Müller.
Ariel Lanzini completa diante do Jalde-Negro um turno à frente do Áureo-Cerúleo após a saída de Paulo Porto. Fora de casa, em abril, ainda antes da pausa forçada pela enchente no Estado, o Pelotas venceu por 1 a 0, com gol de Léo Ferraz. O jovem atacante, inclusive, é um dos cotados para substituir o também suspenso Vitor Júnior – o meia recebeu cartão vermelho no último fim de semana.
“A gente sabe da importância do jogo. São jogadores experientes, tenho confiança total no grupo. E um fator que vai ser importantíssimo é a torcida. A torcida vir junto, apoiar”, disse o técnico na véspera do jogo. Ele também enfatizou que pensaria, no treino de terça, na montagem do meio-campo, com dois ou três atletas com característica de volante. A tendência é que Ramires, Christianno e Caucaia disputem duas vagas entre os 11.
Peças à disposição
Sem o goleiro Erivelton, que sofreu lesão muscular de grau um e só deve voltar nos mata-matas, caso o Lobo passe de fase, o titular será novamente Allan Thiago. O já citado Léo Ferraz concorre, em teoria, com Marcelinho pela vaga de Vitor Júnior. Isso afetaria o posicionamento de Warlei, capaz de atuar como centroavante ou aberto por um dos lados.
Fora do clube desde o último dia 22, o atacante Kieza segue sem ter a rescisão de contrato com o Lobo publicada no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. O Pelotas não se pronunciou oficialmente sobre a situação do atleta, anunciado no fim de maio e apresentado no início de junho como principal contratação para a temporada. Kieza somou 34 minutos em campo em dois jogos saindo do banco, contra São Gabriel em casa e Lajeadense fora.
Promoção
A direção azul e ouro divulgou nesta terça uma promoção de ingressos para o jogo. Quem comprar um ingresso (R$ 20) tem direito a levar um acompanhante. Caso este acompanhante não vá à partida diante do Bagé, poderá usufruir do benefício no duelo de sábado, contra o Monsoon.
Prováveis escalações
Pelotas: Allan Thiago; Hélder, Yuri, Heverton e Fernando Júnior; Ramires, Christianno, Clayton; Marcelinho (ou Léo Ferraz), Fauver Frank e Warlei. Técnico: Ariel Lanzini (suspenso | o auxiliar Felipe Müller ficará à beira do campo).
Bagé: Tom Fernandes; Kauã, Vinicius Silva, Miguel Alcântara e Gustavo Nogy; Ben Hur, Alan Gonçalves, Gabriel Biteco; Pablo Bueno, Bambelo e Mário. Técnico: Leocir Dall’Astra.
Horário: 19h30min desta quarta-feira (3).
Árbitro: Francisco Soares Dias.
Local: Boca do Lobo.