O vereador e candidato à reeleição César Brisolara, o Cesinha (PSB), denunciou ter sido alvo de ataques racistas de Josiane Rodrigues, a candidata a vereadora do PSDB que disputa como “Josi SOS Currículos”. Cesinha também é presidente do PSB em Pelotas e o partido integra a coligação tucana ao executivo.
Nos áudios vazados, a mulher se refere a Cesinha utilizando termos racistas e também se refere a uma outra pessoa que estava em um grupo de apoiadores com termos preconceituosos. Cesinha afirma que registrou boletim de ocorrência sobre o caso e irá representar judicialmente contra a candidata. “Essas pessoas esquecem que mais de 60% dessa cidade são negros e pardos. São essas pessoas que ela se refere”, disse o vereador.
Em vídeo publicado no Instagram, a candidata não nega a autoria dos áudios, mas chama a acusação de eleitoreira. “Tudo que eles querem é me desestabilizar, me enfraquecer, porque é isso que ele fazem com as mulheres”, disse, criticando Cesinha. Ela argumenta que não pode ser racista pois tem filhos negros e foi casada com um homem negro. “Como que eu vou ser racista fazendo parte de uma família assim?”
A executiva municipal do PSDB se manifestou através de nota assinada pelo presidente Gilmar Bazanella. No documento, o partido repudiou as mensagens racistas e se solidarizou com Cesinha e afirmou que o conselho de ética do partido foi convocado para apurar os fatos “com total seriedade e transparência” e que “se confirmada a autoria do ato, todas as medidas cabíveis serão tomadas”.