Após a verificação das listas de discentes aptos a participar da votação para a reitoria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Comissão e a Junta Eleitoral decidiram repetir a eleição na categoria dos estudantes. A decisão foi baseada no levantamento de que 5% dos alunos que estariam aptos a votar não teriam sido habilitados para utilizar a votação virtual. A chapa (20), UFPel Multi, contesta a deliberação. Já a chapa (10), Frente Ampla, apoia o novo pleito.
De acordo com a Comissão e a Junta Eleitoral, teriam sido recebidas várias alegações de estudantes que não teriam conseguido votar no segundo turno. “Isso despertou nossa atenção, pois nos dias de votação ocorreram imprevistos como o envio de diferentes links de acesso”, diz a nota. Com isso, uma verificação teria apontado que as listas enviadas pela reitoria para alimentar o sistema de votação teriam subtraído mais de mil estudantes aptos a votar. “Portanto, a COE entende que se torna imperativo repetir a eleição na categoria dos estudantes, nos moldes realizados anteriormente”.
Em nota, a gestão da UFPel, declara que a diferença de estudantes na lista online e física se daria pelo fato de que na lista de habilitados ao voto virtual não constam aqueles que não tinham usuário e senha do Cobalto cadastrados. Ou seja, seriam alunos que não acessariam o sistema que é utilizado para todos os trâmites estudantis da universidade.
Chapa (10) – Frente Ampla
Nas redes sociais, a candidata a reitora da chapa de oposição, Julieta Fripp, declarou que a diminuição no quantitativo de discentes seria “grave”. O grupo pede auditoria externa dos dados enviados para a urna online e ressalta que todos os estudantes importam.
Chapa (20) – UFPel Multi
A chapa de continuidade, UFPel Multi, considera a deliberação como um “movimento golpista” liderado pela Frente Ampla. Os concorrentes, em nota, declaram que “ciente de sua vitória [da chapa 20] no pleito, aguarda a eleição formal da lista tríplice escolhida pela comunidade acadêmica”.
Divergência de resultado
Desde que a votação no segundo turno para a reitoria da UFPel, ambas as chapas trocam acusações e discordam dos resultados. A chapa 10 afirma que o pleito deu empate, enquanto, a chapa 20 afirma que venceu por 50,0026% contra 49,9% dos votos.
Ainda não há data para a nova votação estudantil ser realizada.