Grêmio Republicano Português ganha nova sede
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira21 de Novembro de 2024

Opinião

Ana Cláudia Dias

Ana Cláudia Dias

Coluna Memórias

Grêmio Republicano Português ganha nova sede

Por

O Grêmio Republicano Português mudou duas atividades de endereço. O anúncio foi feito pela imprensa local há um século. A nova sede ficava em um salão na rua General Neto, 251, junto à Pharmacia Brusque, alertou a diretoria. A inauguração oficial foi marcada para o dia 5 de outubro de 1924, porém os serviços do clube não foram interrompidos.

A entidade congregava a comunidade oriunda de Portugal ou descendente de portugueses no município. Quase dois anos depois dessa mudança, o Grêmio Republicano Português se fundiu ao Congresso Português 1º de Dezembro para o surgimento do Centro Português 1º de Dezembro, fundado em 24 de janeiro de 1926.

Quatro anos depois foi inaugurada a sede própria no centro da cidade, um prédio no estilo gótico-manuelino. No final da década de 1960, a direção da associação comprou uma área de 75 hectares no caminho do Laranjal. A área foi loteada para o surgimento do bairro Recanto de Portugal, onde hoje está instalada a sede campestre da entidade. 

Prédio no estilo gótico manuelino foi construído na década de 1930 (Foto: Ana Cláudia Dias)

Atualmente as atividades sociais do Centro Português ocorrem somente no Recanto de Portugal. As dependências do antigo prédio da rua Andrade Neves, 2.042, abrigam diferentes empreendimentos comerciais.

Que data é essa?

A data homenageada pela entidade se refere a restauração da independência de Portugal, que ocorreu em 1º  de dezembro de 1640, marcando o fim de seis décadas de ocupação espanhola. A revolta culminou com a instauração da 4ª dinastia portuguesa, a Casa de Bragança, com a aclamação de Dom João IV como rei de Portugal e Algarves. 

Fontes: jornal A Opinião Pública/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Há 50 anos

Famílias judaicas celebram o Ano Novo em Pelotas

Quase 80 famílias da comunidade judaica de Pelotas participaram no mês de setembro das comemorações do Ano Novo de 5.735, na sinagoga da Sociedade Israelita de Pelotas, na rua Santos Dumont. O Rosh Hashaná teve a celebração iniciada nas casas das famílias, ao pôr do sol. 

O Ano Novo é celebrado a partir do aparecimento da primeira estrela no céu, porque é lunar, diferentemente da celebração cristã. “Nós nos reunimos durante três noites seguidas na sinagoga, rezando segundo nossas tradições”, explicou um integrante da congregação, na época. Este ano o evento será celebrado entre os dias 2 e 4 de outubro.

O Centro da Sociedade Israelita Pelotense, hoje Sociedade Israelita de Pelotas, nasceu em 4 de agosto de 1933, a partir da fusão de três entidades: o Centro Israelita Pelotense, a Sociedade Israelita de Pelotas e a Comunidade Sefaradi de Pelotas. As atividades sociais passaram a ocorrer no casarão de propriedade da Sociedade Israelita, na rua Santos Dumont, antes rua Marquês de Caxias esquina com rua 16 de Julho, hoje rua Doutor Cassiano.

Comunidade judaica celebrou o ano novo em setembro de 1974 (Reprodução)

Desde a década de 1920

De acordo com informações da própria associação, na década de 1930 a comunidade judaica pelotense era formada principalmente por comerciantes de móveis e tecidos, os quais nos primórdios de 1920 começaram a trabalhar em Pelotas basicamente na condição de mascates. À medida que prosperavam abriam seus empreendimentos comerciais, especialmente na rua General Osório. 

Fontes: jornal Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense; site https://sociedadeisraelita.org/historia/

Acompanhe
nossas
redes sociais