saiba mais
Eleição do Xavante terá duas chapasFoi protocolada na tarde desta segunda-feira (23) a candidatura da chapa de situação para concorrer à direção executiva do Brasil no biênio 2024/25. A verificação das nominatas para confirmar a elegibilidade do grupo acontecerá na quarta-feira.
Compõem o grupo o atual vice de finanças Vilmar Xavier (candidato a presidente), o atual presidente Gonzalo Russomano (candidato a vice de futebol), a atual vice administrativa Chavélli Curi Halal (candidata ao mesmo cargo) e Jerri Madruga (candidato a vice de finanças).
Caso apenas o movimento de situação tenha se registrado até o final do prazo estipulado (18h de terça-feira) e esse grupo esteja apto a concorrer, Vilmar Xavier deve ser aclamado em Assembleia Geral na sexta-feira como novo presidente do clube. Se mais de uma chapa receber sinal verde, os sócios aptos votarão no sábado para decidir o próximo mandatário. Um movimento de oposição se articulou e apresentará candidatura.
Além de apresentar candidato para presidência e três vice-presidências (futebol, finanças e administrativa), qualquer chapa interessada em concorrer precisa contar com a assinatura de pelo menos 25 associados aptos a participar do processo eleitoral – confira os critérios abaixo.
Calendário eleitoral do Brasil
Eleições para Executiva (biênio 2025/26)
Terça (24)
18h | Prazo final para inscrição de chapas
Quarta (25)
Verificação das nominatas com participação de fiscais das chapas inscritas
Quinta (26)
18h | Prazo final para substituições na nominata
* Sexta (27)
12h | Prazo final para recursos de impugnação
18h30min | Primeira chamada de Assembleia Geral
19h | Segunda chamada de Assembleia Geral
* No caso de haver apenas uma chapa, já ocorre a aclamação.
Sábado (28)
Das 8h30min às 18h | Votação (no caso de duas ou mais chapas inscritas, sendo considerada vencedora aquela mais votada, em turno único)
Critérios
Estão aptos (as) a votar e serem votados (as) os (as) sócios (as) com mais de um ano de associação, que estejam em dia e que não tenham atrasado o pagamento por três meses consecutivos nos últimos 12 meses.