Desfiles de 20 de setembro geram grandes expectativas
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Terça-Feira12 de Novembro de 2024

Festejos farroupilhas

Desfiles de 20 de setembro geram grandes expectativas

Por coincidir com feriadão, programação em vários municípios se estende até domingo com bailes e rodeios

Por

Desfiles de 20 de setembro geram grandes expectativas
Em Piratini, festejos em Piratini começaram no início da semana. (Foto: Divulgação)

Se o tempo ajudar, o feriado de 20 de Setembro levará milhares de pessoas da Zona Sul do Estado para as principais avenidas de suas cidades para celebrar o Dia do Gaúcho, que este ano homenageia Jayme Caetano Braun.

Depois de uma semana inteira de programação cultural dentro dos Centro de Tradições Gaúchas (CTGs), piquetes e escolas, a Semana Farroupilha culmina com os desfiles de cavaleiros e tradicionalistas com encenações temáticas. Por se tratar de um feriadão, muitas entidades seguem com a programação até domingo, realizando rodeios campeiros e artísticos, jantares e muitos fandangos.

Em Pelotas, o desfile dos cerca de 900 cavaleiros exigirá o bloqueio de algumas ruas. De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), a avenida Bento Gonçalves, da Barroso à Santa Tecla, estará fechada para o desfile.

Para a concentração, não será permitido o fluxo de carros nas ruas Gonçalves Chaves até a avenida Dom Joaquim, durante toda a manhã de sexta-feira (20) ou enquanto durar o desfile. De acordo com o coordenador da 26ª Região Tradicionalista (RT), Márcio Corrêa, serão aproximadamente 900 cavaleiros de 12 entidades tradicionalistas, entre CTGs, cinco piquetes convidados e 38 veículos oficiais das forças de segurança. O início do desfile está marcado para as 10h.

Rio Grande

Em Rio Grande, muitos tradicionalistas vão sair do acampamento farroupilha no Cassino direto para o desfile, caminhada e cavalgada na rua Marechal Floriano, a partir das 9h30min. Está prevista a presença de mais de 1,1 mil cavaleiros.

Canguçu

Em Canguçu, o desfile temático e de cavaleiros promete ser um dos pontos altos da programação, com a participação de cerca de 600 integrantes. Uma das atrações de destaque é o rodeio de integração na sede campeira do CTG Sinuelo, que se inicia nesta sexta e vai até domingo. A parte artística fica a cargo do CTG Tropeiros da Amizade, que será palco do 3º Rodeio Artístico e 1ª Etapa do Circuito da 21ª Região Tradicionalista, que ocorrem neste sábado e domingo, quando se encerra a programação do Dia do Gaúcho.

Piratini

Depois de oito dias de muitos shows e bailes no Centro de Evento Erni Pereira Alves, a primeira capital farroupilha encerra os festejos com desfile de 800 cavaleiros, mais 200 convidados, a partir das 10h no palanque municipal seguindo pelas avenidas Maurício Cardoso e Gomes Jardim. A festa continua no palco capital com show do grupo Portal de Ouro, ao meio-dia. À tarde tem rodeio na arena e show de Igor Moraes. Entre as atrações, a apresentação, às 17h, da Fábrica de Gaiteiros. As apresentações vão até as 22h30min.

Arroio Grande

Em Arroio Grande, além dos cavaleiros, o desfile a pé levará para a avenida um pouco da história dos heróis farrapos. Logo depois, no espaço cultural do Parque Nézio Teixeira, tem show do grupo Potro Sem Dono, mateada munaia e show do Alemão Preto. A extinção da chama crioula será no CTG Tropeiros da Querência. Sábado e domingo tem rodeio do grupo 8 Segundos, na chácara do CTG.

São Lourenço do Sul

Em São Lourenço do Sul, o desfile farroupilha de reunir mais de 600 cavaleiros de 33 piquetes tradicionalistas que para participar terão de respeitar as regras sanitárias com a apresentação das GTAs dos animais. O evento começa às 9h, passando pela praia da Barrinha.

Acompanhe
nossas
redes sociais