Sob o olhar do patrono João Simões Lopes Neto, a entidade tradicionalista mais antiga do Rio Grande do Sul chega a 125 anos de atividades cultuando as tradições e mantendo viva na memória dos pelotenses a cultura do gaúcho. Para celebrar a data, a noite desta quinta-feira (19) será com jantar, posse dos titulados, apresentação de invernadas e fandango ao som do grupo Bom de Vaneira. A programação antecipa a data de comemoração, pois culmina com o desfile de 20 de setembro, quando a entidade abre o cerimonial em homenagem aos heróis farroupilhas.
A patroa em exercício Marlene Reis Lopes conta que com a missão de liderar nesse período a União Gaúcha, junto à patronagem, organizou de maneira simples os festejos de 125 anos. “Mas foi com muito carinho. Teremos um jantar com fandango e na oportunidade prestaremos homenagens a algumas pessoas que durante a gestão foram grandes colaboradores”, adianta. Também haverá a troca de faixas e crachás para a nova gestão de titulados.
A entidade mantém todos os departamentos em atividade, numa tentativa de cultuar as tradições em todos os tempos modernos e tecnológicos. “O departamento campeiro participa de rodeios, o Fecars e hoje podemos dizer, com muita satisfação, que estamos aumentando o espaço destinado a cocheiras”, comenta. Os investimentos são atrativos para novos sócios.
Invernadas
O departamento artístico conta com as invernadas mirim, juvenil, adulto, xiru e recentemente organizou um pequeno grupo mini mirim. “Nossos grupos de danças folclóricas estão em constante preparo para representar nossa entidade em rodeios, festivais e apresentações artísticas, sempre que solicitados”, cita com orgulho. A invernada adulta, por exemplo, está em pleno preparo para classificatória do Enart, maior festival de danças do Estado. “A juvenil irá participar para o Juvenart e a mirim, para o Festimirim”.
“Hoje a centenária UG pode dizer com orgulho que está em plena atividade, com todos nossos deveres financeiros em dia, honrando o que assumimos e levando com muito orgulho nossas tradições”, concluiu a patroa com o lema da casa: Pelo Rio Grande as Tradições Tudo!