Com o objetivo de divulgar as opções de curso oferecidas, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) organizou, nesta quarta-feira (18), mais uma edição da Mostra de Cursos. O ginásio poliesportivo da Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia (Esef) recebeu estudantes de Pelotas e região que estão na linha de chegada para ingressar no nível superior, além da comunidade em geral. A ideia é orientar esses jovens na tomada de decisão quanto à carreira profissional e apresentar a gama de alternativas disponíveis dentro da universidade.
Com um total de 101 cursos, a mostra ocorre com a exposição de bancas dispostas para cada uma das faculdades. A apresentação dos cursos aos visitantes conta com a presença de docentes e acadêmicos, que demonstram e explicam os desdobramentos de cada carreira, bem como usam da voz ativa da vivência da graduação para esclarecerem de forma definitiva as dúvidas dos interessados. Para a integrante da comissão organizadora do evento, Eliana Klering, isso pretende aproximar a UFPel dos alunos de nível médio e fundamental.
“Eles conversam com outros alunos para saber efetivamente o que é estudado dentro de cada curso. Como estamos em um momento de escolha de estudantes que estão terminando o ensino médio, a gente ajuda eles a escolherem qual curso seguir, mostrando que a universidade é pública, gratuita e de qualidade, além do ambiente que terão se ingressarem na UFPel”, diz Eliana.
Direcionamento
Entre tantas opções, algumas bancas chamam atenção logo no olhar. O curso de ciências biológicas, por exemplo, dispôs sobre a mesa caixas com dezenas de espécies de insetos, representando a área de estudos da entomologia. A estudante do sétimo semestre da faculdade de licenciatura em biologia, Bruna Pegoraro, 23 anos, explica que o foco é discutir a respeito da importância dos animais no ecossistema, dessa forma tentando exercer o papel de centelha que pode acender a chama da paixão pela profissão em algum visitante.
“A Mostra de Cursos vai direcionar mais esses estudantes para o que realmente eles querem”, afirma. “A nossa participação mostra nossa perspectiva na faculdade. Uma moça perguntou para a gente: ‘por que escolheram biologia?’ Eu tenho a minha visão e os colegas aqui têm a deles. Cada um falou a sua e a moça foi entendendo a escolha sob diversos olhares”, acrescenta Bruna.
Mudança de concepção
Estudante do terceiro ano do ensino médio da Escola Coronel Pedro Osório, Lauren Rodrigues, 17 anos, entrou no ginásio da Esef na manhã de ontem sem sequer uma ideia de rota acadêmica que pretende seguir. No entanto, o panorama mudou ao fim da visitação. “Gostei bastante da parte de tecnologia. Design gráfico e design digital. Nunca tinha visto de perto um óculos de realidade virtual antes. Achei muito legal. E eles explicaram muito bem”, relata a aluna. “Aqui tem diversos cursos que não tínhamos visto antes. Vindo aqui, com certeza a gente se identifica com algo que gosta”.
Saiba mais
Para visualizar a lista completa de cursos de graduação disponíveis na UFPel, basta acessar institucional.ufpel.edu.br/cursos. O site traz a lista com as opções em ordem alfabética e caixa de busca, além de contar com a opção de filtragem de resultados pelos níveis de graduação e pós-graduação. Para acessar informações específicas sobre os cursos, basta clicar no nome que deseja e uma nova página será aberta.