85ª Expofeira de Arroio Grande começa na próxima terça-feira
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira19 de Setembro de 2024

Agronegócio

85ª Expofeira de Arroio Grande começa na próxima terça-feira

A 14ª edição do Expocanto ocorre dentro da programação do evento

Por

85ª Expofeira de Arroio Grande começa na próxima terça-feira
Feira é responsável por gerar mais de um milhão em negócios. Foto: Divulgação

Os preparativos para a 85ª edição da Expofeira de Arroio Grande estão na reta final. O evento ocorrerá de 24 a 29 de setembro e contará com uma programação intensa. Na parte cultural, o retorno do Festival Nativista Expocanto está entre os destaques. Da mesma forma, a exposição e comércio de equipamentos e implementos agrícolas, remates, mostra e comercialização de reprodutores são o tripé da feira considerada uma das mais tradicionais do Estado.

Também reconhecida por sua importância econômica para o município, a Expofeira é responsável por mais de um milhão de reais comercializados no período de sua realização. Entretanto, de acordo com o presidente do Sindicato Rural de Arroio Grande, Marcelo Silveira, o volume é maior se considerados os negócios que começam a ser alinhados na feira e são fechados posteriormente.

“O evento é uma grande vitrine, nas áreas da cultura, tecnologia e negócios. É o local onde os empresários compram reprodutores, máquinas agrícolas, sementes, fertilizantes e defensivos”, diz. É na programação das palestras, que ocorrem entre terça-feira e quinta-feira à noite, o espaço destinado ao conhecimento e à inovação.

Com entrada gratuita, o grande fluxo de pessoas no evento ocorre entre sexta-feira e domingo, momento em que a programação é mais intensa. É cobrado apenas o estacionamento. Informações podem ser obtidas nas redes sociais do sindicato.

Expocanto

Após falha em 2023, o Expocanto volta a integrar a programação da Expofeira. As canções selecionadas já foram divulgadas e serão separadas entre as fases local, em que é necessário ter um autor de Arroio Grande; e fase geral, de autores de todas as regiões do Estado. Dos inscritos, serão selecionadas 14 para a final, que ocorre em 29 de setembro.

Além do festival, considerado um dos principais do Estado, haverá apresentação dos artistas Maria Luiza Benites (27/9), Wilson Paim (28/9) e Analise Severo (29/9).

Expositores de animais

Na programação dos expositores de animais, haverá dois remates de bovinos de corte, mostra de ovinos, informa Silveira, destacando a qualidade genética dos reprodutores inscritos no evento. Participação de representantes das raças Angus, Brangus, Charolês, Devon, Hereford e Braford.

Novidades na programação

Apesar de manter uma programação fixa já reconhecida pela comunidade, a 85ª contará com novidades. Organizadas pela Comissão Jovem, as brincadeiras campeiras vão recepcionar crianças com o objetivo de proporcionar a experiência de atividades do campo.
A edição de provas equestres vai oportunizar que o jovem desfrute de um momento no campo. “Não são provas oficiais do Cavalo Crioulo e sim provas campeiras. Ambas atividades visam despertar o interesse da juventude pelo campo”, completa Silveira.

Superação

Mesmo com perdas significativas na soja da várzea e na zona alta da coxilha, na pecuária, o evento deverá ser de cautela e superação no cenário pós-enchentes de maio. Levantamento feito pela Emater, aponta perda de R$ 250 milhões no município. “Vai ser uma Expofeira desafiadora, em que estaremos iniciando a temporada de plantio da nova safra, começando a temporada de acasalamento dos rodeios de cria, depois de tudo o que se passou. Será o início de uma nova etapa”, finaliza.

Acompanhe
nossas
redes sociais