Foco na base e sem dívidas: como chega o Riograndense para a temporada
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira19 de Setembro de 2024

Terceirona Gaúcha

Foco na base e sem dívidas: como chega o Riograndense para a temporada

Guri Teimoso é o primeiro adversário do Farroupilha

Por

Foco na base e sem dívidas: como chega o Riograndense para a temporada
Aurirrubro chegou à final de competição sub-20 da Sulicampe (Foto: Matheus Samá)

O Riograndense participa nesta temporada da Terceirona Gaúcha pelo quarto ano seguido. O clube de Rio Grande segue apostando em um projeto financeiramente sustentável. O investimento é focado nas categorias de base e, não à toa, o time do estádio Torquato Pontes disputará a competição com um elenco de média de idade de 20,6 anos.

A estreia está marcada para sábado, contra o Farroupilha, no tradicional Colosso do Trevo. Ano passado, o clube aurirrubro liderou o grupo da Zona Sul antes de cair nas quartas de final para o Futebol com Vida, que subiu. Oito atletas permanecem, assim como o técnico Cristiano Dias, desde 2019 no projeto.

“O maior trunfo da gente é manter a comissão técnica”, avalia o presidente Paulo André Neves. Alguns jogadores do elenco anterior desistiram da carreira, por exemplo. O atacante Zinho, artilheiro do Riograndense em 2023 com cinco gols em oito partidas, acertou com o rival Rio Grande para este ano.

Projeto de longo prazo

O retorno do Guri Teimoso aos palcos profissionais não tem pressa de resultados. De acordo com o presidente, o modelo de trabalho não muda apesar da necessidade de reconstruir o plantel sub-20, por exemplo. Essa categoria disputou ontem a final do torneio estadual da Sulicampe, diante do Rio Grande, e cederá atletas ao elenco da Terceirona.

“O nosso projeto é de longo prazo. A gente não trabalha com imediatismo. Por isso a gente busca meninos tão novos e começa a preparar. Ano passado, por exemplo, entrou um menino de 16 anos em um jogo contra o Farroupilha. […] O clube formando algum atleta é o que vai dar sustentação para dar um passo mais firme”, diz Paulo André Neves.

Pelo menos 12 jogadores com 20 anos ou menos foram anunciados para o elenco principal. “Nosso grupo que formamos para o Sulicampe é mais jovem, para dar tempo de preparar. Tem meninos de 17 a 19 anos, até de 14 anos nessa base nova. Então na verdade a gente teve que reiniciar o projeto e reformular o sub-20 para abastecer o profissional”, completa.

Nas finanças, cautela

Administrativamente, o Riograndense planeja aos poucos os passos para um futuro de maior protagonismo. Dos cerca de 240 sócios registrados, 150 estão em dia. Há a intenção de usar em breve uma área pertencente ao clube no lado oposto da avenida que fica às margens do Torquato Pontes, próximo ao Arthur Lawson, como centro de treinamento.

Conforme o presidente do clube, o investimento é pequeno apesar de ser superior ao da temporada passada. Não há uma grande empresa aportando recursos, apenas apoiadores de menor porte. No estádio, o Riograndense aluga um espaço de sua propriedade a uma companhia de telefonia.

O discurso prega pés no chão. “Não adianta subir para passear na Divisão de Acesso. Tem que ter força para se sustentar quando chegar lá. O clube nunca se endivida. Não adianta terminar uma competição e ficar devendo para meio mundo. A gente sabe o que precisa arrecadar e o que a gente tem para cobrir até o final”, garante Paulo André Neves.

Agenda | Terceirona
1ª rodada

Grupo B

Sábado
15h | Riograndense x Farroupilha

Domingo
15h | São Paulo x Rio Grande

Grupo A

Domingo
15h | Gramadense x Guarani-VA

Quarta-feira (25)
15h | Real x Apafut

Elenco do Riograndense

Goleiros

Vitor Pinheiro, 23 anos

Bryan Brasil, 17

Laterais

Paulo da Marta, 20

Lucas Morgado, 21

Gabriel Schuler, 17

Matheus Rosa, 21

João Ballester, 25

Andrey Rodriguez, 18

Kauã Vieira

Zagueiros

Caio Pires, 21

João Storch, 19

Felipe Schuler, 22

Kauê Diniz

Meio-campistas

Eduardo Carvalho, 18

Tiago Borsa, 22

Ben Hur Jardim, 29

Leonardo Silveira, 21

Luis Fernando, 17

Nicolas Louzada, 20

Murilo Araujo, 18

Hiago Machado, 24

Wendell Duarte, 23

Adryel Baldez, 18

Atacantes

Igor dos Santos, 19

Arthur Sabino, 21

Bruno Martins, 18

Jeferson Rosa, 21

Bruno Dias, 24

Técnico

Cristiano Dias

Acompanhe
nossas
redes sociais