Pela nona temporada seguida, o Rio Grande disputará a Terceirona Gaúcha. A competição inicia neste fim de semana. O Vovô estreia no clássico Rio-Rita no estádio Aldo Dapuzzo, às 15h do domingo (22). Riograndense e Farroupilha completam o grupo B e se enfrentam no sábado.
Para tentar voltar para a Divisão de Acesso, a direção aposta na sequência do trabalho do treinador Claudio Junior. Na Terceirona do ano passado o Rio Grande não passou da primeira fase ao marcar apenas sete pontos em uma chave formada pelos mesmos times deste ano. O restante da comissão técnica foi reformulado.
Em relação ao elenco, sete atletas são remanescentes do ano passado: os goleiros Emanuel Schwengber e Guilherme Pereira, os zagueiros Léo Salles e Jean Godoy, os meias Lucas Mello e Rafinha e o atacante Claudio Junior, ex-Pelotas.
O vice de futebol Cláudio Santana explica que o grupo foi formado com uma mescla entre contratações e jogadores promovidos das categorias de base. Questionado sobre a folha salarial, o dirigente prefere não informar o valor, mas diz ser baixo. Porém, admite que o Rio Grande não tem condições de arcar com as despesas sem ajuda.
“É uma folha baixa, mas para nós é pesada. […] Estamos sempre lutando, mas a situação não anda boa. O Rio Grande não tem condições de pagar uma folha salarial. Sai do grupo de conselheiros, do presidente, meu, a gente procura alguns amigos, alguns empresários que querem colocar jogador para jogar, mas os salários estão em dia”, afirma Claudio Santana.
O elenco do Vovô conta com 26 jogadores, com uma média de idade de 22,5 anos. O centroavante Zinho é a grande esperança de gols. O jogador de 23 anos disputou a Terceirona do ano passado pelo Riograndense e marcou cinco gols em oito jogos.
“Estamos com uma equipe bem competitiva. A gente tem muito trabalho, a torcida pode esperar um time competitivo, vamos ir em busca desta vaga”, completa.
Arthur Lawson segue sem liberação
Na primeira partida como mandante, o Rio Grande atuará no estádio Torquato Pontes, casa do Riograndense. Santana destaca que ainda falta o Corpo de Bombeiros aprovar o novo Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI), o que pode acontecer para as partidas restantes da primeira fase.
“A gente está aguardando. Foram pedidos vários laudos e a gente conseguiu todos. Tivemos que fazer um PPCI novo. O nosso venceu em março. Ele ainda está com os bombeiros”, justifica.
O estádio do Rio Grande fica localizado quase ao lado do campo do Riograndense, não alterando a logística da equipe nos jogos em casa. Para o vice de futebol, não será um problema jogar na casa do Guri Teimoso.
“Não vejo nada que nos prejudique. Até porque é praticamente em casa. Só atravessa a rua para jogar no Torquato Pontes. A nossa relação com o Riograndense é muito boa. Não precisa viajar. Não estamos em casa, mas na frente de casa”, afirma o vice de futebol.
Elenco do Rio Grande
Goleiros
Marcelo Brandão, 22 anos
Eduardo Gomes, 20
Emanuel Schwengber, 22
Guilherme Pereira, 21
Laterais
Wendryl Ávila, 24
Fabiano Junior, 22
Daniel Soares, 24
Ezequiel Oliveira, 21
Zagueiros
Léo Salles, 25
Juan Avelino, 20
Jean Godoy, 20
Enzo Bresque, 21
Meio-campistas
Rafael Ribeiro, 18
Bernardo Bonilha, 19
Luciano Muniz, 22
Hederson Tomaz, 19
Lucas Mello, 30
Emerson Sheik, 23
Rafinha, 28
Higor Rosa, 25
Atacantes
Douglas Vargas, 31
Cláudio Júnior, 22
Samuel Costa, 22
Matheus Miller, 21
Zinho, 23
Matheus Mendes, 20
Comissão técnica
Técnico: Claudio Junior
Auxiliar: Wendel Barroco
Auxiliar: Magno Ribeiro
Preparador físico: Diogo Fagundes
Preparador de goleiros: Dionathan Fuhrmann
Massagista: Ernesto Costa
Agenda | Terceirona
1ª rodada – Grupo B
Sábado
15h | Riograndense x Farroupilha
Domingo
15h | São Paulo x Rio Grande
Grupo A
Domingo
15h | Gramadense x Guarani-VA
Quarta-feira (25)
15h | Real x Apafut