Candidatos elevam o nível em debate
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira19 de Setembro de 2024

Opinião

Douglas Dutra

Douglas Dutra

Repórter e colunista de política

Candidatos elevam o nível em debate

Por

O debate dos candidatos a prefeito de Pelotas desta terça-feira (17) mostrou os concorrentes mais afiados e foi mais aquecido que o debate anterior, de domingo. Com menos participantes, as trocas entre Fernando Marroni (PT), Fernando Estima (PSDB) foi mais propositiva e permitiu um pouco mais de profundidade sobre as questões da cidade, com os candidatos debatendo em um maior nível de igualdade.

Principal alvo do debate, houve momentos em que Estima perdeu tempo rebatendo as críticas de Marroni e Bacci, mas em geral se saiu melhor do que no debate anterior e conseguiu responder bem aos adversários e defender as ações dos governos anteriores.

Reginaldo Bacci, em candidatura solo do partido, com menos recursos e tempo de rádio e TV, conseguiu aproveitar a oportunidade e focou suas críticas em Estima, o que acabou gerando quase que uma “dobradinha” com Marroni.

Aliviado por Bacci, Marroni foi mais “alfinetado” por Estima e continuou focado na proposta de autonomia do município ao mesmo tempo em que se vale do governo federal como um fiador da sua gestão. Ao criticar os governos recentes, Marroni falhou, ao menos na forma, ao criticar a construção do novo Hospital Regional de Pronto Socorro.

Também convidados, Irajá Rodrigues (MDB) e Marciano Perondi (PL) não participaram do debate. Este foi o segundo sem a presença de Irajá, que alega a realização de exames de rotina. Já Perondi chegou atrasado.

Participar dos debates é uma questão de respeito com os adversários, com o veículo de comunicação que organiza o evento e, sobretudo, com os eleitores. Para um candidato a cargo eletivo, faltar a um debate é o equivalente a faltar a uma entrevista de emprego. Espera-se que nos próximos todos os convidados compareçam. Ganha o eleitor, que tem a oportunidade de comparar os candidatos, e ganha a democracia, que se fortalece com o debate maduro e sadio.

  • Lembrando: o A Hora do Sul realiza debates com os candidatos a prefeito de Rio Grande e Pelotas. Na próxima quarta-feira (25), serão ouvidos os candidatos à prefeitura de Rio Grande. Será às 19h, com transmissão pelas redes do Jornal e parceria da Câmara do Comércio e da Aliança Rio Grande. Em 1º de outubro será a vez de ouvir o confronto de ideias dos candidatos a prefeito de Pelotas, com transmissão pelos canais digitais do A Hora do Sul e pela Rádio Liberdade 89.9 FM e parceria da Associação Comercial de Pelotas (ACP) e da Aliança Pelotas.

Acompanhe
nossas
redes sociais