O Brasil inicia nesta terça-feira (15) a disputa do 10º Panamericano de Menores de Padel. A competição será realizada em Aguascalientes, no México, até o dia 21. A delegação brasileira está sendo representada por quatro padelistas pelotenses: Julia Giusti (sub-16), Laura Maas (sub-18), Lucas Bareño (sub-16) e Murilo Weber (sub-18). A equipe feminina também conta com Isadora Siga (sub-18), natural de Santa Vitória, que atualmente mora e treina em Pelotas.
“Representar o Brasil para mim é sempre uma experiência incrível e um sonho realizado. A gente se dedica o ano todo, participa dos campeonatos e sempre é uma meta quando inicia o ano ser convocada para representar o Brasil”, disse Julia, que aos 14 anos também foi convocada para representar o país no Mundial de Padel entre outubro e novembro.
Além do Brasil, Argentina, Chile, Equador, México, Paraguai, Uruguai, Estados Unidos e Venezuela disputarão o Panamericano nas categorias sub-14, sub-16 e sub-18 no masculino e feminino. As chaves serão conhecidas nesta segunda-feira durante a cerimônia de abertura.
Brasil entre os favoritos
O crescimento do padel em praticamente todo o país vem refletindo nos resultados nos torneios pelo mundo. Para Julia Giusti, o Brasil está entre os principais favoritos do Panamericano e aponta a Argentina e o México como os principais adversários.
“Acredito que a Seleção está entre as melhores do torneio. Nós todas estamos indo para dar o nosso melhor e para buscar a melhor colocação”, disse a jovem padelista pelotense.
Esta será a terceira oportunidade de Julia Giusti de representar o Brasil. A primeira vez foi no Panamericano de 2022 em Camboriú e ano passado atuou no Mundial de Menores no Paraguai.
Técnico da seleção brasileira feminina de menores, Thiago Krames destaca a renovação de parte dos atletas convocados, mas confia na mescla com padelistas mais experientes para conseguir bons resultados no México.
“Estamos com um grande time. Metade da seleção foi convocada pela primeira vez e com muitos méritos. A grande maioria está em seu primeiro ano da categoria. Embora tenham pouca idade, as ‘veteranas’ que já participaram de outros Panamericanos e Mundiais são grandes líderes e tem total capacidade de guiar o time a um grande feito”, disse o treinador.
Força do padel pelotense
Thiago Krames assumiu a seleção feminina de menores ainda este ano, substituindo o pelotense Fabrício Bareño, que hoje é o técnico da seleção feminina adulta.
Com atletas de Pelotas convocados para o Panamericano no masculino e feminino, Krames destaca a força do esporte na cidade, elogiando o trabalho de Bareño, o seu antecessor no cargo.
“Pelotas sempre se destacou como uma das capitais do padel no Brasil. Sempre formando grandes talentos e isso se fortaleceu nos últimos anos com um grande trabalho do Fabricio Bareño. Tenho a certeza que todas as atletas estão muito bem preparadas e treinadas para que possamos alcançar nosso objetivo”, elogia o treinador de Curitiba.
Seleção masculina
Sub-14: Eduardo Lopes, Frederico Rigon, Luca Formigheri e Murilo Sampaio
Sub-16: Lucas Bareño, Lucca Leães, Thiago Santos e Ulisses Neto
Sub-18: Antônio Neto, Bernardo Rigon, Diogo Rodrigues e Murilo Weber
Técnico: Osmar Scherer
Seleção feminina
Sub-14: Anita Coelho, Martina Hossen, Rafaela Ribeiro e Sarah Lamin
Sub-16: Ana Júlia Acunha, Carolina Pruner, Julia Giusti e Livia Villar
Sub-18: Beatriz Koerich, Isadora Siga, Laura Maas e Sofia Piaskowy
Técnico: Thiago Krames