Evento da Biotecnologia reúne pesquisadores da região sul do país

Tecnologia

Evento da Biotecnologia reúne pesquisadores da região sul do país

SulBiotec ocorre em Pelotas nos dias 11 e 12 de setembro e demonstrará as novidades da área

Por

Evento da Biotecnologia reúne pesquisadores da região sul do país
Evento reforça a importância do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UFPel como formador de pesquisadores. (Foto: Divulgação)

Empresários, empreendedores e investidores, em especial, assim como estudantes, pesquisadores e entusiastas da Biotecnologia terão oportunidade de conhecer as inovações da área produzidas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O evento SulBiotec – Fronteiras em Biotecnologia ocorre em Pelotas, dias 11 e 12 de setembro, e apresentará temas de vanguarda nas áreas de bioinformática, inteligência artificial, biologia sintética, edição gênica, terapias avançadas, proteínas alternativas, agricultura celular e fermentação de precisão.

Além de apresentar pesquisas, novos produtos e possibilidades de negócios, o evento reforça a importância do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) como formador de pesquisadores qualificados para todo o país.  

Para o superintendente de inovação e desenvolvimento interinstitucional da UFPel, professor Vinícius Campos, também presidente da Rede SulBiotec, os dois dias de atividade serão uma possibilidade para apresentar aos empreendedores o que já está acontecendo nos negócios de biotecnologia. “Acreditamos que a biotecnologia pode ser um polo de geração de novos negócios, emprego e renda, transformando a nossa economia local”, diz. 

 

Áreas interligadas 

De acordo com o professor da UFPel, João Carlos Deschamps, o evento integra um planejamento robusto, que mapeia regiões estratégicas com o foco na criação e desenvolvimento de novas startups. “Com isso, esperamos construir novos ambientes para reter talentos em nossa região”, diz.    

O docente também destaca que o SulBiotec é uma forma dos estudantes da região terem acesso a temas que estão sendo estudados em todo o mundo. Um exemplo, é a área de terapia genética voltada ao tratamento de doenças, campo novo e de grande abrangência. “O evento confirma que estamos no jogo, que aqui se faz igual a qualquer outra parte do mundo”, comenta o docente. 

Por exemplo, a área de bioinformática vai tratar da combinação de biologia, ciência da computação e estatística e revolução na análise de dados biológicos; na área de inteligência artificial, a previsão do dobramento de proteínas, a descoberta de novos medicamentos e a personalização de tratamentos médicos.

Em biologia sintética, o destaque será em como a engenharia de novos organismos ou sistemas biológicos está permitindo a produção de medicamentos, biocombustíveis e materiais biodegradáveis; já na edição gênica, como as pesquisas caminham na direção da cura de doenças genéticas e a criação de terapias inovadoras. Ainda, terá espaço para o debate sobre as terapias avançadas e a modificação das células do próprio paciente para combater o câncer.

Na área de proteínas alternativas, a produção de novas fontes de proteínas sustentáveis, incluindo carnes cultivadas em laboratório e proteínas derivadas de vegetais e insetos. Em agricultura celular, o foco será na produção de alimentos a partir de células cultivadas em laboratório na produção tradicional de carne e laticínios e no tema fermentação de precisão, terá espaço as técnicas que utilizam microrganismos modificados para produzir moléculas específicas de forma mais eficiente e sustentável.

Inscrições 

A programação completa, que contará com a participação de 30 pesquisadores, assim como as inscrições estão disponíveis no site do evento. Os valores variam de R$ 80,00 para estudante e R$ 120,00 para o público em geral. O evento ocorrerá no Pelotas Parque Tecnológico. 

Acompanhe
nossas
redes sociais