Depois de muitas polêmicas, a consulta informa para quem deve assumir a gestão 2025/2028 da reitoria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) vai para segundo turno e será disputada entre a chapa 10 (Frente Ampla) e a chapa 20 (UFPel Multi).
A votação ocorreu entre quinta (28) e sexta-feira (29) com a participação de estudantes, servidores e professores. O resultado colocou com a chapa de oposição, Frente Ampla, com 44,24% dos votos e a de continuidade, UFPel Multi, com 41,08%. Já a chapa Raízes UFPel, composta pelos candidatos Gilson Porciúncula (reitor) e Marina Motta (vice-reitora), ficou em terceiro lugar, recebendo 14,68% dos votos válidos.
A presidente da Junta Eleitoral, a técnica administrativa Liliane Griep, confirma o pleito para os dias 17 e 18 deste mês. Ela lembra que a eleição para a reitoria é uma consulta e não tem caráter definidor, uma vez que as nomeações de reitores nas universidades federais são prerrogativas do Ministério da Educação.
O pleito
O voto dos estudantes foi online e presencial (nos campi Anglo, Capão do Leão e Odonto) e teve a participação de 7.215. Técnicos e professores votaram de forma presencial, prioritariamente em suas unidades de locação com a adesão de 987 e 1.069 respectivamente, sendo que o voto de cada categoria tem peso diferente, sendo 7,310003 dos técnicos e 6,749298, professores. Para efeito comparativo estavam aptos a votar 1,2 mil técnicos, 1,3 mil docentes e 20 mil alunos (menor participação). A apuração dos votos online durou cerca de 30 minutos. Já o presencial estendeu-se pela madrugada de sábado.
Frente Ampla
A Frente Ampla tem a diretora da Faculdade de Medicina, docente no curso e técnica administrativa da Universidade e ex-diretora do Hospital Escola da UFPel Julieta Fripp como candidata a reitora e Fábio Vergara para vice-reitor.
Julieta diz estar muito feliz pela chapa ter despontado em primeiro. “Queria agradecer a comunidade estudantil, servidores técnicos ativos e docentes que depositaram o voto na urna e que optaram pela renovação. Estamos com o projeto de mudança. Nosso papel é respirar novos ares e que a UFPel possa cuidar mais da comunidade interna e externa”, garantiu.
A candidata ressaltou que o programa é inclusivo e que muitas pessoas e coletivos participaram ativamente na construção do programa dinâmico. “Precisamos qualificar as questões relacionadas ao ensino, pesquisa, extensão, inovação e diálogo com a sociedade, pois a universidade se localiza numa região estratégica”, observou.
UFPel Multi
Já a chapa UFPel Multi tem a atual vice-reitora e docente no mestrado de Artes Visuais, doutora em história e educação, e que já foi diretora do Centro de Artes, Ursula da Silva como candidata à reitora e Eraldo Pinheiro para vice-reitor.
“Recebemos com alegria os resultados do primeiro turno e estamos no segundo com a maioria dos votos. Não existiu na história da UFPel um grupo político que tenha vencido em números absolutos de votos e em duas categorias após duas gestões. É um marco importantíssimo que nos dá muita força para buscar a vitória no segundo turno”, disse Ursula.
A chapa agradeceu à comunidade da UFPel, os estudantes, técnicos administrativos em educação e docentes que para a candidata continuam a acreditar no trabalho e na capacidade de enfrentar os problemas estruturais. “Enfrentando de frente as grandes pautas sem medo, com um projeto de universidade do tamanho que ela merece. São 3846 pessoas que enxergam o nosso projeto, mesmo que sendo de continuidade, como o que tem capacidade de mudar ainda mais a nossa universidade”.