Uma tentativa de feminicídio foi registrada pelas câmeras de uma rua no Centro de Arroio Grande. A vítima, de 38 anos, andava de bicicleta quando o ex-companheiro, também com 38, jogou o carro contra ela. O autor, que não aceitava o fim do relacionamento, foi preso e encaminhado ao Presídio Estadual de Jaguarão. O carro foi recolhido para a perícia. A vítima já tinha medida protetiva de urgência.
De acordo com o Mapa da Violência elaborado pelo Observatório Nosotras, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), este foi o primeiro caso do ano no Município. Em 2023 não houve nenhum registro, diferentemente de cidades como Canguçu (2), Jaguarão (1), Pedro Osório (1), Pelotas (4), Rio Grande (4) e Santa Vitória do Palmar (1), totalizando 13 tentativas ao longo do ano.
Ainda conforme o boletim técnico da violência contra a mulher, nas 22 cidades da Zona Sul, ano passado teve oito feminicídios consumados, 159 estupros, 2.338 ameaças e 1.576 lesões corporais. Só no primeiro semestre de 2024, as tentativas de assassinato correspondem a 69,2% de incidência a 2023, com nove registros.