Três atletas de Pelotas estão entre os convocados para a seleção brasileira que disputará a 17ª edição do Mundial organizado pela Federação Internacional de Padel (FIP), entre 28 de outubro e 2 de novembro em Doha, capital do Catar.
Na lista divulgada nesta quarta (28) pelo também pelotense técnico Fabrício Bareño aparecem Gabriela Menna Barreto, 33, e Julia Giusti, 14. Em convocação oficializada há uma semana, Chico Gomes, 43, que vive na Espanha, foi chamado por Pablo Lima para a seleção masculina.
Momento especial de uma parceria
Gabriela e Julia treinam em parceria no complexo Eleven Sports, em Pelotas. Elas representam diferentes gerações. A primeira acumula quatro participações no Mundial, enquanto a segunda vai estrear em um Mundial adulto – já esteve em uma convocação do Brasil para categorias inferiores.
Se Gabriela já disputou campeonatos mundiais em Portugal, Paraguai e Emirados Árabes, além do mesmo Catar na edição de 2021, Júlia Giusti viverá essa experiência pela primeira vez. Mais nova da delegação brasileira que vai viajar para Doha, a jovem fala sobre como recebeu a notícia da convocação.
“Foi a realização de um sonho para mim, porque esse ano especialmente, graças aos meus técnicos, dediquei muitos dos meus treinos a parte física, técnico e mental. Graças a eles consegui conquistar esse sonho. Acredito que vai ser uma experiência única e vou dar meu melhor para representar meu país e aproveitar esse momento lá”, diz Julia.
Prestes a acrescentar um capítulo como representante do padel brasileiro pelo mundo, Gabriela resume a novidade de agora estar acompanhada de um jovem talento que viu evoluir. “Muito legal compartilhar esse momento com ela”.
Oitavo chamado para Chico
Um dos principais nomes da história do padel brasileiro, Chico Gomes se prepara de olho no oitavo Mundial da carreira. O primeiro foi em 2002, no México. Nos 22 anos que se passaram, o atleta já disputou o campeonato na Argentina, Espanha, Portugal e Emirados Árabes.
Desta vez, uma das diferenças está na comissão técnica. Pablo Lima se aposentou das quadras no ano passado e agora, ao invés de companheiro de equipe, é o comandante da equipe brasileira. “Vai ser bonito ter ele de treinador, porém mais difícil sem ele como jogador”, brinca Chico.
Competição
Dezesseis seleções tentam o título em cada categoria – masculina e feminina. A primeira fase é dividida em grupos. Cada duelo entre seleções tem três jogos com duplas diferentes. O país que vencer duas partidas primeiro ganha o confronto.
Seleção brasileira feminina
Atletas
- Alessandra Barros
- Cristina Cirne Lima
- Fernanda Abarzúa
- Gabriela Menna Barreto
- Julia Giusti
- Luana Trautwein
- Manuela Schuck
- Susane Lenz
Comissão técnica
- Treinador: Fabrício Bareño
- Fisioterapeuta: Marina Garlich
- Médico: Eduardo Campara
- Preparador físico: Matheus Pacheco
Seleção brasileira masculina
Atletas
- André Freitas
- Francisco Gomes
- João Pedro Flores
- Julio Julianoti
- Lucas Bergamini
- Lucas Campagnolo
- Lucas Cunha
- Matheus Simonato
Comissão técnica
- Técnico: Pablo Lima
- Fisioterapeuta: Felipe Nakagawa
- Médico: Eduardo Campara
- Preparador físico: Matheus Pacheco