Indústria da Zona Sul lança o primeiro arroz rastreado do Brasil
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira21 de Novembro de 2024

Tecnologia

Indústria da Zona Sul lança o primeiro arroz rastreado do Brasil

Arroz Brilhante, da Arrozeira Pelotas, deve chegar às prateleiras do Estado nesta semana

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Indústria da Zona Sul lança o primeiro arroz rastreado do Brasil
Tecnologia foi desenvolvida em parceria com a Embrapa Clima Temperado. (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (29), na Expointer, a tecnologia de rastreabilidade do arroz desenvolvido pela Embrapa será apresentada no espaço da empresa pública junto ao estande do governo federal, no pavilhão internacional. Pioneira no país, a Arrozeira Pelotas adota a rastreabilidade no arroz Brilhante, via QR Code no rótulo, para possibilitar ao consumidor informações sobre a procedência do grão.

Conforme a supervisora de qualidade da Arrozeira Pelotas, Nathalia Xavier, a Arrozeira Pelotas já realizava a rastreabilidade do arroz de forma interna. Devido a uma exigência legal da Anvisa e por demanda do Ministério da Agricultura e Pecuária a empresa iniciou, juntamente com a Embrapa, participação nesse projeto visando atender à Lei do Autocontrole.

Funcionamento

O trabalho de rastreabilidade foi desenvolvido via ferramenta Sistema Brasileiro de Agrorrastreabilidade (Sibraar), desenvolvido pela Embrapa, que utiliza tecnologia blockchain para o cadastro das informações pela indústria – um banco de dados criptografados, com informações registradas em blocos conectados seguindo uma sequência temporal que garante a inviolabilidade das informações inseridas na plataforma.

Dentre os pontos positivos para o consumidor, estão o acesso a informações relevantes no âmbito dos produtores, como nome da propriedade, CPF, geolocalização e cultivares utilizados nos lotes. Já em termos de indústria, os pontos positivos levam em conta, principalmente, datas de fabricação e de validade, laudos de classificação vegetal e ficha técnica do produto.

Impacto para o consumidor

Segundo o pesquisador responsável pelo desenvolvimento da tecnologia, Alexandre de Castro, da Embrapa Clima Temperado (RS), é importante fomentar uma cultura de rastreabilidade para que o consumidor tenha acesso às informações sobre o que está consumindo, além de promover um diferencial de mercado para a indústria.

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