Tendo em vista o indicativo de greve dos técnicos e técnicas administrativos em educação (TAEs) da UFPel a partir desta segunda-feira (23), diversos setores da universidade deverão ter alteração no funcionamento. A categoria aprovou, no último dia 12, o indicativo por unanimidade durante assembleia. O motivo apontado pelo Sindicato dos Servidores Federais em Educação de Pelotas e Capão do Leão (Asufpel) é o descumprimento, por parte do governo federal, de um acordo firmado com os técnicos em 2024.
Bibliotecas, laboratórios e atendimentos administrativos devem ser impactados. A Coordenação de Bibliotecas (CBIB) informa que todas as bibliotecas estarão fechadas a partir de hoje. Os materiais emprestados estão com data de devolução para o dia 6 de abril. Em caso de alteração, a nova data será informada posteriormente. Mais informações e atualizações sobre o funcionamento das bibliotecas durante a greve serão disponibilizadas no Instagram @sisbi.ufpel.
O que diz o acordo?
Firmado em 2024, o acordo entre governo federal e técnicos previa reposição salarial, que foi cumprida com a recomposição de 9% da inflação acumulada entre 2016 e 2022, além de um reajuste de 5% para o mês de abril. No entanto, questões como a racionalização das carreiras, reconhecimento dos saberes e competências para técnicos-administrativos, regulamentação da jornada de trabalho e demandas dos aposentados não teriam sido cumpridas.
Semestre da UFPel
De acordo com o calendário acadêmico da UFPel, o último dia letivo é no próximo sábado e, na primeira semana de março, inicia o período de exames, entre os dias 2 e 7. A universidade ainda está sob regência do semestre 2025/2, após atrasos por paralisações e pelas enchentes de 2024. O primeiro semestre de 2026 está previsto para começar no dia 23 de março.
