Após adiamento, a Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) inicia nesta quinta-feira (19) a utilização do radar móvel em Pelotas. A pasta também divulgou o resultado do período educativo da fiscalização eletrônica: 35 veículos foram flagrados trafegando acima do limite permitido nas vias monitoradas pelo radar portátil. A partir de hoje o monitoramento passa a valer com aplicação das penalidades previstas na legislação nas vias que já estão devidamente sinalizadas.
Do total de registros, 24 condutores excederam a velocidade em até 20% acima do limite estabelecido. Nove veículos apresentaram excesso entre 20 e 50%, enquanto dois casos ultrapassaram 50% da velocidade máxima permitida, enquadramento considerado gravíssimo pelo Código de Trânsito Brasileiro.
O secretário de Transporte e Trânsito, Cláudio Montanelli, destaca que o radar tem função educativa e preventiva. Segundo ele, o objetivo principal é reduzir riscos e evitar acidentes. “A fiscalização eletrônica não tem caráter arrecadatório. Ela é uma ferramenta de educação no trânsito e de preservação de vidas”, afirmou.
Orientações
Durante o período educativo, os condutores flagrados receberam apenas comunicação informativa, sem aplicação de multa. A partir de agora, a fiscalização será intensificada na rua João Jacob Bainy e na avenida Francisco Caruccio, no bairro Três Vendas, além da avenida Bento Gonçalves, vias que já contam com a sinalização de fiscalização eletrônica.
