O sábado (14) começou com samba, céu azul e muita animação na abertura do Carnaval em Pelotas. A Passarela do Samba, no bairro Porto, recebeu foliões de todas as idades logo no início da tarde, com destaque para a Banda Empolgação, que abriu a programação e levantou o público com marchinhas e clássicos carnavalescos.
Entre abadás vermelhos, fantasias coloridas e famílias inteiras celebrando juntas, o sentimento compartilhado coletivamente era de alegria. A percepção geral foi da retomada da festa tradicional na cidade, com participação intensa do povo desde o primeiro apito do mestre de bateria.
Presente no evento, o prefeito Fernando Marroni (PT) destacou o significado da festa. “O povo brasileiro comemora essa data com muita alegria em todo o Brasil. Está todo mundo empolgado, todo mundo participando junto. É uma festa nacional e Pelotas não poderia estar fora do calendário oficial”, disse Marroni.
Carnavalesca há décadas, Gilda Dias resumiu o sentimento de quem vive a folia há anos: “Para mim é uma satisfação estar vivendo essa alegria. Eu curto o Carnaval aqui em Pelotas desde pequenininha, é muito importante ele acontecer na data oficial, fora da data parece não parece que é carnaval”, declarou a carnavalesca.
Entre os foliões, o clima também era familiar. Daísia e Paulo Brim acompanhavam filhos e netos. “Quarenta anos de Grupo Empolgação. Meus filhos estão todos aqui, meus netos também. Então imagina, maravilha”, contou ela. Paulo completou: “Carnaval é vida. A vida passa, mas o carnaval fica no coração.”
Programação e preparação
A retomada do Carnaval na data tradicional vinha sendo aguardada desde agosto de 2025, quando o anúncio foi feito durante a Fenadoce. Desde então, blocos, cordões e escolas intensificaram ensaios e preparativos.
Neste ano, a realização ocorre com organização da prefeitura em parceria com a Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap) e a Liga dos Blocos e Cordões Carnavalescos de Pelotas, que se mobilizaram para garantir a festa.
Além da Banda Empolgação ao meio-dia, o sábado contou com apresentações do Jacaré da Lagoa, na rua 15 de Novembro, no Centro da cidade. A Passarela do Samba foi complementada pela Banda Cruzmaltense e cordões carnavalescos. À noite, ocorrem as participações musicais e o tradicional concurso dos blocos burlescos na Passarela do Samba.
Programação dos próximos dias
Domingo (15/02)
- Bloco/Banda: Bloco do Mapa – 12h
Saída: Rua XV de Novembro esquina Sete de Setembro - Bloco/Banda: Batucantada – 16h
Saída: Quadrado esquina Alberto Rosa – Porto - Bloco/Banda: Jacaré da Lagoa – 21h
Saída: Praça Aratiba – Balneário do Prazeres - Concurso das Escolas de Samba Mirins na Passarela do Samba
17h25min – Águia de Ouro
18h30min – Super Pateta
19h35min – Ramirinho
20h40min – Mocidade do Simões - Concurso das Escolas De Samba Do Especial na Passarela do Samba
21h45min – Bloco Saúde e Integração
22h45min – Unidos do Fragata
00hmin – Academia do Samba
01h15min – General Telles
Segunda-feira (16/02)
- Desfiles Participativos na Passarela do Samba
20h – Banda do Paraíba - Concurso Bandas Carnavalescas na Passarela do Samba
21h – Edu Polvo
22h15min – Leocádia
23h30min – Explosão
00h45min – Dona da Noite
02h – Kibandaço
03h15min – Entre a Cruz e a Espada
04h30min – Encerramento
Terça-feira (16/02)
- Bloco/Banda: Tira a Corda do Meu Bloco – 10h
Saída: Rua Marechal Floriano esquina praça Cel. Pedro Osório - Bloco/Banda: Tropa das Perigosas – 10h
Saída: Rua 15 de Novembro esquina Telles - Bloco/Banda: Vem Quem Quer – 16h
Saída: Rua Pedro Machado Filho – Navegantes - Bloco/Banda: Bloco Paraíba – 17h
Saída: Rua Salvador Balreira esquina Mário Meneghetti – Navegantes - Divulgação dos Resultado na Passarela
20h – Campeã Mirim
21h – Campeã Bandas
22h – Campeã Escolas Especiais
23h – Campeã dos Blocos Burlescos
