Hélio Vieira garante mais três acertados: “Montando um grupo de jogadores, na sua grande maioria, conhecidos”

De olho na Série D

Hélio Vieira garante mais três acertados: “Montando um grupo de jogadores, na sua grande maioria, conhecidos”

Conforme o coordenador técnico do Brasil, um dos atletas ainda não anunciados é remanescente de 2025

Por

Atualizado sexta-feira,
13 de Fevereiro de 2026 às 11:18

Hélio Vieira garante mais três acertados: “Montando um grupo de jogadores, na sua grande maioria, conhecidos”
(Foto: Gustavo Pereira)

A menos de três semanas da abertura da pré-temporada, o Brasil se movimenta para fechar negociações e em breve começará a oficializar contratações. Segundo o coordenador técnico do Xavante, Hélio Vieira, três jogadores ainda não anunciados já estão acertados, sendo um deles remanescente da campanha do título da Copa FGF.

“Tudo indo dentro de uma normalidade, dentro daquilo que prevíamos. Alguns empecilhos legais, de momento, para que se acelere o processo de contratações. Temos mais três jogadores contratados, vários já com situações bem próximas de um acordo. No dia da apresentação, teremos próximo de 90% dos atletas que pretendemos contar já acertados”, disse à Rádio Pelotense 99,5 FM nesta quinta-feira (12).

Do grupo campeão da Copinha em novembro, três jogadores despertam atenção especial: o zagueiro Felipe Camargo, o meio-campista Murilo e o atacante Wesley Santos. Eles disputam estaduais, na ordem, por Itabirito (MG), Guarany de Bagé e Anapolina (GO). Dos três clubes, só o Guarany tem calendário nacional em 2026, mas Murilo não possui contrato.

O clube oficializou, por enquanto, os laterais Yuri e Otávio e os volantes Alan e Thiago Henrique. Os dois primeiros estão emprestados, respectivamente, a Avenida e Inter-SM, times que disputam o quadrangular contra o rebaixamento no Gauchão. O terceiro foi cedido ao Naviraiense (MS), líder do Campeonato Sul-Mato-Grossense.

O goleiro João Lucas, emprestado ao Luverdense (MT), o zagueiro Vitor Becker, em recuperação de lesão, e o atacante Guilherme Costa também têm vínculo.

Por que não se anuncia?

Dois temas impedem o anúncio de mais nomes para a composição do elenco que será comandado por Gilson Maciel.

O principal deles é o fato de que esses atletas disputam campeonatos estaduais de primeira divisão por outros clubes; enquanto as competições estiverem em andamento, não serão tratados como jogadores do Brasil.

O segundo empecilho já foi resolvido com a recente abertura do CNPJ da SAF. Desde a semana passada, o Rubro-Negro já pode fazer propostas e assinar pré-contratos e contratos definitivos.

Mini Gauchão na Série D

Os grupos da primeira fase da Série D do Brasileirão ainda não foram divulgados. Isso deve ocorrer ainda em fevereiro, já que o campeonato começa no fim de semana dos dias 4 e 5 de abril.

Por conta da regionalização, é provável que o Brasil fique em uma chave com três gaúchos – São José, São Luiz e Guarany – e dois catarinenses. O perfil dos adversários também pesa para analisar nomes no mercado.

“Montando um grupo de jogadores, na sua grande maioria, conhecidos. Não necessariamente só do futebol gaúcho, também de outros estados, mas com perfil que venha a se encaixar dentro da competição, principalmente porque nessa primeira fase da Série D teremos vários confrontos contra equipes gaúchas e catarinenses. É preciso que se conheça a forma de atuar”, diz Hélio Vieira.

Novo momento no clube

Com a iminente formalização da transição da gestão para a SAF a partir da transferência de 90% dos ativos para a Xavante Participações (Consórcio Xavante), o clube da Baixada entra em um novo ciclo.

Perguntado sobre a mudança da imagem da instituição no mercado nessa nova era, o coordenador técnico, uma das figuras mais marcantes da história rubro-negra, admite que é necessário enfatizar a mudança de hábitos que ficaram enraizados na administração.

“A gente sempre faz uma introdução com relação àquilo que está acontecendo dentro do clube. Que o atleta entenda que é um novo momento, que estamos começando um trabalho e que tudo que está se fazendo dá indicativos de que temos um trabalho sério e voltado ao resultado e ao desempenho, mas também muito atento ao cumprimento das obrigações”.

Além dos jogadores, o Brasil já contratou um analista de desempenho (Mateus Gonçalves – ainda não foi anunciado), uma nutricionista e um fisiologista. A comissão técnica de Gilson Maciel e Lucas Guarienti também tem preparador físico e auxiliar e um preparador de goleiros.

Confira no player abaixo a entrevista completa com Hélio Vieira

Acompanhe
nossas
redes sociais